terça-feira, 16 julho

    Contagem chega aos 108 anos

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    o completar 108 anos de emancipação, Contagem nunca esteve tão moderna. O berço da indústria mineira está cada dia mais pujante, despontando no cenário nacional com a atração de novos investimentos e a ampliação de empreendimentos instalados no Município. Consequentemente, se destaca no ranking da geração de empregos. Hoje, dia 30 de agosto, o município que surgiu em torno da antiga Casa dos Registros, da Fazenda das Abóboras, celebra mais um aniversário com muitos presentes da Prefeitura para a população, que conferem à cidade ares de modernidade. O prefeito Alex de Freitas e sua equipe de governo acompanham o desenrolar de licitações que somam mais de R$ 1,2 bilhão em obras de mobilidade, com a reformulação completa do transporte coletivo, que passa a oferecer aos passageiros ônibus novos e equipados com tecnologia de ponta. A 1ª Escola em Tempo Integral fica pronta ainda neste ano para atender cerca de 2 mil alunos a partir de fevereiro de 2020. A Saúde também amplia o atendimento, com o Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) se consolidando como referência em Minas Gerais. Problemas históricos enfrentados pelos moradores, como enchentes e ruas sem asfalto, estão sendo eliminados pelo programa “Obra na rua – é rápida, é sua”.

    As intervenções na mobilidade vão garantir mais conforto e permitir que o contagense dedique mais tempo à família e ao lazer. Além de grandes obras, como a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz, destaque para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com a renovação da frota de ônibus, criação de novos corredores de trânsito e terminais de passageiros.

    Na Educação, o sonho da 1ª Escola em Tempo Integral está prestes de ser realizado. Os primeiros estudantes serão atendidos na Ressaca, mas essa transformação no ensino público vai atingir, posteriormente, todas as regionais. Soma-se a essa conquista a distribuição de uniformes, pelo segundo ano consecutivo, para 60 mil estudantes, além da reforma de 55 unidades educacionais e o lançamento do “Pró-Escola”, que vai destinar R$ 10 milhões à reestruturação mais complexa de cem instituições de ensino. A valorização dos servidores e o reajuste no repasse para as creches conveniadas também são avanços recentes nesta tão importante área para o futuro de Contagem.

    Após investimentos, a partir de janeiro de 2017, que possibilitaram o pleno funcionamento do Complexo Hospitalar de Contagem, com ampliação de leitos ambulatoriais e do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), bem como do bloco cirúrgico, o Hospital Municipal e o Centro Materno Infantil estão registrando recordes de atendimento, com números expressivos de internações, cirurgias e partos. Neste ano, a Prefeitura continua colhendo os frutos da reestruturação de outro importante equipamento de Saúde, que passou a funcionar adequadamente após ser reinaugurado em 2018. O CER IV fez recentemente a distribuição inédita de aparelhos auditivos, bem como iniciou o atendimento para quem usa bolsa de colostomia e ileostomia. A fila por cadeiras de rodas motorizadas e para pessoas com mais de 90 quilos também foi zerada. A distribuição de órteses e próteses continua a pleno vapor.

    “A boa gente de Contagem merece cada centavo de investimento em melhorias na qualidade de vida, sobretudo os mais necessitados. Ao completar 108 anos, pela primeira vez na história da cidade o sistema de transporte vai funcionar de forma adequada, com contrato novo. Será um novo tempo na vida do trabalhador, de quem utiliza o transporte coletivo. Além da Escola em Tempo Integral, estamos terminando até setembro mais cinco Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) para alunos de 0 a 5 anos. Estamos construindo duas novas Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs): uma na Cidade Industrial, que é um sonho antigo da comunidade, e uma na regional Nacional, a que mais cresce e mais se expande. Tudo isso com investimento próprio, com recursos do Município, que trata como prioridade essas áreas sociais. Parabéns à nossa cidade e a todos os contagenses”, comemora o prefeito.

    spot_imgspot_img