sexta-feira, 19 julho

    Grüntec obtém liminar

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    A Gruntec Serviços Ambientais Ltda obteve nessa terça-feira uma liminar na justiça e mantém o funcionamento normal da empresa. O auto de embargo/interdição feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade na última sexta-feira, dia 02/08. Salientamos que ficamos absolutamente surpresos com tal imposição ilegal e arbitrária, já que a Gruntec é uma empresa totalmente legalizada, geradora de empregos e impostos para o município. Ressaltamos que possuímos todas as licenças para o funcionamento, incluindo a Licença Ambiental Trifásica (Nº 012/2018) e Alvará de Localização e Funcionamento Nº 112332 são válidos até 20/12/2022. Seus processos são gerenciados em local apropriado, conforme diretrizes de ocupação do solo impostas pela Lei complementar Municipal Nº 248/2018 (Plano Diretor do Município de Contagem). Todos os documentos que comprovam essas informações estão sendo entregues aos órgãos competentes .
    Funcionários da Gruntec têm detectado queimadas em lotes vagos no entorno da unidade com grande frequência, o que pode ser comprovado por meio de vídeos gravados pelo celular. Muito comum nesta época do ano, essa ação pode gerar dúvida e moradores podem entender que a fumaça é originada na usina, o que não é verdade e pode ser observado com uma simples visita ao local, a qualquer hora do dia.
    Em relação ao equipamento utilizado em nossa usina de tratamento de resíduos, trata-se de uma tecnologia japonesa, amplamente testada e aprovada pelos órgãos ambientais em vários países. É considerado um dos métodos mais modernos no mundo e uma alternativa sustentável para o tratamento de lixo, inclusive para substituição ecológica de aterros e lixões, considerados ilegais. Elimina 95% do resíduo e 100% da matéria resultante é aproveitável e pode ser usada como adubos, na fabricação de bloquetes, entre outros. Vidros e metais são reaproveitados e vendidos como material reciclado. Não há geração de gases tóxicos ou efluentes líquidos, e o alcatrão retirado do sistema seca e retorna ao equipamento para ser decomposto. O equipamento funciona com a presença de oxigênio ionizado e decompõe a temperaturas totalmente dentro das normas ambientais, conforme prevê o CONAMA.
    A Gruntec está à disposição da imprensa e órgãos legais para mais esclarecimentos e apresentação de documentação citada.

    A Direção.

    spot_imgspot_img