O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira (22), dados do boletim epidemiológico que revelam o aumento de 20% dos casos de hepatites virais no Brasil. Ainda segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 500 mil pessoas tem a doença e não sabem. O aumento de casos se deve principalmente à Hepatite C, doença que na maioria das vezes não apresentam sintomas, e tem difícil diagnóstico.
Em contraponto a esses casos, Contagem foi uma das cidades escolhidas para participar de uma ação arrojada no combate e prevenção à Hepatite C, chamada “Hepatite Zero”. Os Rotary Clubes da cidade de Contagem – Rotaract, Interact e Rotary Kids -, em conjunto com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizam neste sábado e domingo (27 e 28), um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. O evento ocorrerá das 14h às 20h, no Shopping Contagem (em frente a Lojas Rede).
A campanha é mundial
A “Hepatite Zero” é a maior campanha do mundo voltada para a doença, sendo realizada pelo Rotary simultaneamente em 50 países, de dois continentes – África e Américas. As testagens serão realizadas entre os de 20 de julho e 4 de agosto, nos 26 estados e também no Distrito Federal.
Serviço
Hepatite Zero
Dias: 27 e 28 de julho
Horário: 14h às 20h
Local: Shopping Contagem (avenida Severino Ballesteros, 850, bairro Cabral)
Realização: Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH) e Família Rotária Contagem