terça-feira, 16 julho

    Doenças transmissíveis

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A partir da segunda-feira, 27 de maio, usuários que mantiveram relação sexual de risco em um período de até 72 horas, e profissionais da rede que se acidentaram com material perfurocortante ou tiveram contato com material biológico, poderão buscar atendimento em mais UPAs da cidade. Até então esse atendimento era realizado apenas na UPA JK. Agora, as UPAs Petrolândia, Ressaca e Vargem das Flores passarão a ofertar o serviço.
    A PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST),que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e realização de exames periódicos.
    A oferta de atendimento em mais três UPAs é uma forma de facilitar o acesso dos usuários ao atendimento. “É ideal que o paciente comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição de risco ao HIV e no máximo até 72 horas. Essas primeiras horas são essenciais para minimizar a possibilidade de uma contaminação. Quanto mais rápido o paciente procurar o atendimento, menor a chance de infecção”, destacou o coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Teixeira.

    Atendimento mais rápido

    A partir do dia 24 de junho, Contagem entra para o pequeno grupo de cidades mineiras que oferecem o tratamento da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), um novo método de prevenção à infecção pelo HIV.
    A PrEP consiste no consumo diário de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com o vírus.
    É importante lembrar que os CTAs (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Programa IST/Aids, oferecem à toda a população os exames de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, gratuitamente, nos seguintes endereços: CTA Eldorado (Avenida João César de Oliveira 2889, bairro Eldorado, telefones (31) 3198-7353 e (31) 3198-7365) e CTA Ressaca (Rua Rodrigues da Cunha 480, bairro São Joaquim).
    Contagem será a sexta cidade de Minas Gerais a oferecer esse tipo de acompanhamento. Atualmente, Belo Horizonte, Juíz de Fora, Passos, Uberaba e Uberlândia oferecem a PrEP.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo