sexta-feira, 12 julho

    A nova composição da Assembleia

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    Na 19ª Legislatura (2019/2023), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que hoje tem 21 legendas, passará a ter 28 partidos representados. Sete legendas que não tinham nenhum parlamentar estadual conquistaram representação, e o PTC perdeu a única vaga que tinha na Casa. O estreante que elegeu mais parlamentares foi o PSL, agremiação do candidato a presidente Jair Bolsonaro, com seis candidatos matematicamente eleitos.
    O partido que mais perdeu representação foi o MDB, que ficou sem 7 das 14 vagas que possui atualmente. O partido com mais representantes será o PT, que passou de 8 para 10 ocupantes.

    Dos novos partidos que comporão a ALMG, o PHS e o Novo elegeram três representantes cada. O Solidariedade (SD) conseguiu duas vagas, e as outras quatro novas legendas estreiam com um parlamentar cada: PRTB, PRP, Rede e Psol.

    Além do PT, o PSC conquistou duas vagas, elegendo três parlamentares, e o Patriota ampliou sua bancada, alcançando uma vaga a mais, com dois deputados matematicamente eleitos. Todas as outras legendas perderam representação. PSB, que elegeu apenas um representante, reduziu em 3; PTB, PDT e DEM perderam duas vagas cada. Outros seis chegam com um deputado a menos em relação às bancadas atuais: PSDB, PV, Pode, PR, PCdoB e PPS. E seis mantiveram os mesmos números de deputados: PSD, PRB, Avante, DC, PP e Pros.

    No início da 18ª Legislatura, foram eleitos deputados de 22 partidos. Ao longo dos anos, com o surgimento de novas legendas e as trocas entre os eleitos, ficaram 21 partidos na ALMG.

    Campeão de votos – Dos cinco deputados mais votados, três são novatos, entre eles o primeiro colocado, campeão de votos, Mauro Tramonte (PRB). Bruno Engler (PSL) e Cleitinho (PPS) são outros dois estreantes que ficaram em terceiro e quarto lugar. O segundo colocado nessa lista foi o veterano Sargento Rodrigues (PTB), e o quinto lugar ficou com o também reeleito Noraldino Junior (PSC).

    spot_imgspot_img