Estados e municípios que ainda estão abaixo da meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a Poliomielite e o Sarampo, terão mais 15 dias para ofertar as duas vacinas na rede pública de saúde. O Ministério da Saúde prorrogou até dia 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação.
O sarampo e a poliomielite são doenças contagiosas que podem ser prevenidas pelas vacinas. Em casos graves, ambas podem matar.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que todas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias sejam encaminhadas aos postos de saúde para tomar as vacinas, que protegem contra o sarampo e a paralisia infantil.
Em Contagem, todas as 51 salas de vacinação do município seguirão aplicando as vacinas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.
Escolas – Paralelamente a isso, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), vai disponibilizar as vacinas contra a Poliomielite e o Sarampo em 44 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei) e 26 creches conveniadas. A previsão é de que a vacinação nas próprias escolas tenha início nesta segunda-feira que vem (10/9) e se estenda até 14 de setembro.