quarta-feira, 24 julho

    Mortes no trânsito

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a segunda audiência pública para traçar as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir à metade, em 10 anos, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes.
    O objetivo da audiência foi definir o plano nacional de atuação integrada e sistêmica nas esferas federal, estadual e municipal, reforçando a interdependência das instituições governamentais e civis, buscando a redução da violência no trânsito e do custo social da acidentalidade. O encontro ocorreu em abril, no auditório do Sest/Senat, em Contagem – cidade que abriga a 4ª Superintendência da PRF.
    Segundo o superintendente regional em Minas Gerais, Paulo Henrique Urzeda Mota, as ações do Pnatrans, criado pela lei 13.614/2018, serão iniciadas em 2019 com previsão de término em 2028.

    O Pnatrans é uma iniciativa do governo envolvendo órgãos relacionados às áreas de fiscalização, Justiça, infraestrutura, Saúde e Educação para juntos construir planos, metas e indicadores com o objetivo de reduzir as mortes e as lesões em acidentes de trânsito. A nossa meta é ousada: reduzir as mortes em 50% nos 10 anos que teremos a partir de 2019, explicou.

    Urzeda informou que acontecerão cinco audiências públicas, uma para cada região do país. A primeira foi do Sul, em Porto Alegre. Pelo Sudeste, o estado de Minas Gerais foi escolhido devido ao destaque negativo nas taxas de acidentes nas estradas. Além das audiências no Norte, Nordeste e Centro-oeste, acontecerá uma última em Brasília.
    As resoluções escolhidas para a Pnatrans serão divulgadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre no mês de setembro.

    spot_imgspot_img