15 C
Contagem
sexta-feira, junho 14, 2024
HomeCadernosCidadeTransporte coletivo

Transporte coletivo

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

A assinatura da autorização para abertura do processo de licitação do transporte público do município, pelo prefeito Alex de Freitas marca, a efetivação de um compromisso assumido com a população durante a campanha, de modernizar o sistema de transporte coletivo, garantido mais segurança e conforto ao cidadão.

Na história de Contagem há apenas um processo de licitação realizado até hoje no transporte. O papel do poder público é estabelecer parâmetros para que o privado se interesse pela concessão e, ao mesmo tempo, entregue um serviço de qualidade,

disse o prefeito ao destacar o momento histórico, corrobora para a implementação de um novo tempo na cidade
Além da assinatura da autorização para abertura de licitação, na segunda-feira (16/04), o município anunciou recentemente investimentos de R$ 302 milhões em obras de mobilidade, que contribuirão para reduzir o tempo de viagem e o preço das passagens.

Alex de Freitas assina a autorização para abertura do processo de licitação do transporte público do município (Cassio Matias)

Esse é o primeiro passo, muito importante, de outros tantos que virão. Vamos juntos construir uma cidade com olhar para o futuro, ressaltou.

O Edital de licitação do Transporte Público de Contagem prevê a criação de um Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Além de mudanças significativas na prestação do serviço, serão construídos três grandes corredores: Ressaca, Leste-Oeste e Norte-Sul. Para a implantação de todo o sistema, a prefeitura estima que serão necessários investimentos em torno de R$ 22O milhões.

Um dos corredores terá sistema BRT

(Elias Ramos)

Em um dos três corredores a ser construído será instalado o sistema BRT ao longo das avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff, formado por dez estações de transferências. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, além disso, o novo sistema prevê a execução de quatro terminais: Sede, Ressaca, Petrolândia e Darcy Ribeiro, e a requalificação do terminal do Metrô, no bairro Eldorado.
Peixoto informou ainda, que ônibus serão articulados e que parte da frota será composta por micro-ônibus para facilitar o acesso a vilas. A maioria terá ar-condicionado e 5% serão elétricos, com foco na sustentabilidade. Os veículos serão equipados com câmeras internas e botão de pânico para acionar a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Transcon, na identificação de qualquer situação de anormalidade.
O edital contempla também a instalação de painéis elétricos nos pontos de parada, nos terminais e estações de transferência, permitindo que as pessoas possam sair de casa no horário previsto para a chegada do ônibus. As estações e parte da frota serão equipadas com wi-fi. Para facilitar a acessibilidade, as estações terão piso alto e bilheteria.

Dessa forma, o usuário do transporte coletivo não precisará mais pagar a passagem ao motorista. Isto agiliza o tempo de entrada e saída do ônibus” afirmou o presidente da Transcon.

Peixoto acredita que o novo edital possibilitará a racionalização do transporte público em Contagem, reduzindo o percurso do itinerário e o tempo de viagem. “Hoje, 27% da nossa população utiliza dois ônibus e paga duas passagens. A partir do momento que colocarmos em prática esse edital, acredito que essa situação reduzirá potencialmente.”, avaliou.
A expectativa é que dentro de seis meses seja possível assinar contratos com a empresa vencedora, dando início ao processo de montagem do sistema.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte, Gerson Cesário, a notícia é histórica.

Esse é um momento ímpar para nós trabalhadores, torna transparente o processo e melhora o serviço, sobretudo no que diz respeito à segurança., afirmou.

“Sei que é apenas o começo, mas que possamos em médio prazo entregar um transporte público de qualidade ao contagense trabalhador, estudante, menos favorecido e que tanto necessita”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Vereador Daniel Carvalho.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar