15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeCadernosGeralPrograma Energia Inteligente

Programa Energia Inteligente

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

Por meio do Programa Energia Inteligente, a Cemig está investindo cerca de R$ 330 mil na instalação de um sistema de aquecimento solar de água em 92 instalações da Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves. A instituição, que atende crianças e jovens carentes da Região Metropolitana, também foi contemplada pela companhia com a substituição de, aproximadamente, 1.500 lâmpadas ineficientes por outras de LED.

O projeto tem como meta a redução de 92 MWh/ano de energia, o equivalente ao consumo de sessenta residências por um ano. Além da economia gerada para a Cidade dos Meninos, a instalação de sistemas eficientes funciona como exemplo prático da aplicação do conceito de eficiência energética para toda a comunidade envolvida,

afirma Thiago Ribeiro Batista, engenheiro de soluções energéticas da Cemig. Segundo ele, o objetivo é contribuir para a redução do consumo, prezando, ainda, pela qualidade de vida das pessoas que frequentam a instituição.

A expectativa da coordenadora de cursos da Cidade dos Meninos, Deise Lúcia da Silva, é que essa economia seja revertida em mais investimentos para a educação dos alunos, que recebem educação em tempo integral, moradia, alimentação, assistência odontológica, cultural, esporte, lazer, formação profissional, moral, humana e religiosa. A instituição atua em regime de internato, semi-internato e externato e os estudantes participam de diversas atividades, preenchendo todo o tempo que passa na entidade.

Eficiência – Os efeitos da iniciativa, realizada por meio do Programa Energia Inteligente da Cemig, já são percebidos na instituição. Para a instrutora de artesanato Patrícia Ferreira dos Santos, a troca das lâmpadas traz benefícios não só para a redução do consumo. “Como o trabalho com o artesanato é minucioso e, muitas vezes, feito com a utilização de agulhas, a substituição dos equipamentos proporcionou um salto no rendimento dos alunos”, conta.

Centenas de crianças e adolescentes carentes da região metropolitana de Belo Horizonte serão beneficiados com o projeto (Euler Junior/Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação/Cemig)

Energia Inteligente – O projeto na Cidade dos Meninos é financiado pelo Programa Energia Inteligente da Cemig que tem o objetivo de fomentar a cultura do consumo consciente e da utilização racional da energia elétrica. A instituição foi contemplada por meio de chamada pública, na qual a companhia financia propostas voltadas à eficiência energética e, consequentemente, à redução de impactos no meio ambiente por meio da redução do consumo.

Em outro projeto, a Cemig vem substituindo a iluminação de escolas públicas estaduais, sendo previstas 151 instituições de ensino, localizadas em 141 municípios mineiros.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar