sexta-feira, 20 setembro

    Mutirão para consulta

    Matérias Relacionadas

    Aline Fortes para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Aline Fortes, estudo o segundo ano...

    Edição 1239 – 13 de Setembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Um futuro melhor para Contagem

    Canteiro de obras Sob a gestão de Marília Campos, Contagem...

    Pausa na campanha para apresentar pedido de impeachment contra Moraes

    O candidato à Prefeitura de Contagem pelo Partido Liberal...

    TSE lacra sistema que será usado em urnas

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra...

    Compartilhar

    A chegada das estações mais frias e secas do ano costuma vir acompanhada do aumento da ocorrência de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e dores de garganta, mais comuns no outono e no inverno. Para reforçar os serviços da rede SUS/Contagem e agilizar a fila de espera para consultas com o médico especialista em ouvido, nariz e garganta, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SM), está promovendo o mutirão de consultas com otorrinolaringologista.

    A ação teve início no mês de novembro de 2017 e desde então já ofertou cerca de 2.500 consultas. O objetivo é reduzir a fila de espera para consulta com otorrinolaringologista, que em março de 2017 era de 7 mil usuários e em março deste ano passou a ser de 4,5 mil pessoas.

    Para ter acesso ao médico otorrinolaringologista, os usuários precisam passar pela avaliação médica e, havendo a necessidade, serem encaminhados ao especialista. A porta de acesso ao serviço é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Os atendimentos são feitos no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz. A previsão é de que o mutirão tenha continuidade até que a fila para acesso a esses profissionais seja significativamente reduzida.

    Alergologia – A gestora da Atenção Especializada ressalta que a rede SUS/Contagem também oferta consultas com alergologista. O município conta com dois desses profissionais, que atendem nos CCEs Iria Diniz e Ressaca.

    Assim como no caso do acesso ao otorrinolaringologista, as pessoas devem passar primeiro pelo atendimento com o médico da UBS de referência ou ser encaminhadas por outro médico especialista para a consulta com o alergologista. Atualmente, não há fila de espera para marcação de consulta com esse profissional, explica Aliny.

    spot_imgspot_img