sábado, 13 julho

    Presença da Guarda

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A Guarda Civil de Contagem já está nas escolas para garantir mais segurança aos estudantes e educadores. Os agentes utilizam viaturas para fazer patrulhamento em torno das instituições de ensino, além de cães farejadores para procurar materiais ilícitos, dentro e fora das escolas.

    O programa de Proteção Escolar foi lançado no início do mês de março. Com investimentos de R$ 520 mil, a Guarda Civil passou a contar com 14 novas viaturas que são utilizadas exclusivamente para garantir a segurança nas escolas. A ação é uma parceria conjunta entre as secretarias municipais de Defesa Social e Educação.

    O trabalho feito por nós proporciona segurança para toda a comunidade. A proposta é reduzir o número de ocorrências no ambiente escolar, destacou o coordenador do Proteção Escolar, Arlindo Araújo.

    Tudo começa bem cedo, os agentes da Guarda ficam de prontidão na porta de algumas escolas. Na sequência fazem rondas internas e externas. A movimentação agrada e promove uma sensação de tranquilidade na região, é o que garante a dona de casa, Cintia Helena.

    Eu vejo com bastante otimismo essa atuação dos guardas. Minha filha caminha 10 minutos para chegar na escola e as viaturas na região podem inibir criminosos, promovendo uma proteção maior,  comemorou.

    Cães farejadores – os três cães farejadores que atuam nas escolas estão aptos para localizar drogas. Os animais não atacam pessoas. O papel deles é contribuir para a redução do tráfico e consumo de entorpecentes. “Estar dentro da escola é uma forma de garantir mais segurança. A população pode nos ajudar, fazendo denúncias de maneira anônima por meio do número 153”, destacou Arlindo.
    O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, acredita que as ações têm transformado as escolas em ambientes mais saudáveis. “O clima escolar se estabelece por vários eixos e um deles é a tranquilidade. O objetivo do programa é prevenir e dar mais segurança aos nossos alunos e educadores de Contagem”, destacou Joaquim.
    Ainda dentro do programa, estão previstos momentos cívicos e palestras sobre temas do cotidiano.

    spot_imgspot_img