terça-feira, 8 outubro

    Ver tv antes de dormir pode interferir no sono das crianças

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Quanto mais tempo a criança passa assistindo televisão antes de dormir, menos horas ela dorme e mais ela sofrerá com os impactos da falta de sono. Foi o que descobriram pesquisadores da Universityof Auckland, na Nova Zelândia e da Universityof South Australia e a FlindersUniversity, ambas na Austrália.

    O objetivo era verificar como as crianças gastavam o seu tempo à noite, incluindo alimentação, preparação para dormir, leitura ou realização dos deveres de casa e tempo assistindo televisão, jogando videogames, ouvindo música e realizando outras atividades. Os resultados foram publicados na edição de fevereiro do Pediatrics.

    Os cientistas analisaram as atividades realizadas por mais de duas mil criança e adolescentes, com idades entre cinco e 24 anos, nos 90 minutos que antecediam o horário de dormir. Eles também verificaram como esse tempo influenciava o adormecer.
    Descobriram que, entre todas as crianças da amostra, a atividade que mais tomava tempo à noite era assistir televisão antes de dormir. O tempo gasto na atividade variava entre 30 e 90 minutos todas as noites. Como consequência, o início do sono das crianças que assistiam mais TV era adiado em até 13 minutos, se comparado com o tempo de início do sono dos pequenos que viam menos televisão. Parece pouco tempo, mas faz a diferença na qualidade do descanso.
    Os especialistas afirmam que quanto menos tempo em frente à televisão, mais rapidamente a criança cai no sono e completa uma noite bem dormida, fator essencial para o seu desenvolvimento. Algumas consequências da falta de sono são falta de atenção durante o dia, agressividade e alterações de humor.

    Noites bem dormidas

    A psicoterapeuta Evelyn Vinocur afirma que as crianças sentem muito mais sono que os adultos e precisam de noites bem dormidas para garantir um bom desenvolvimento. Ela apontou diversos fatores que prejudicam o descanso infantil, mostrando que os pais podem sim reverter essa situação. A especialista explica que o problema para essa aparente falta de sono está, muitas vezes, nos próprios adultos, que oferecem doses extras de energia para a criançada minutos antes da hora de dormir.