sexta-feira, 12 julho

    Parque Fernão Dias

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A deputada estadual Marília Campos (PT) fez duas palestras nesta segunda-feira, dia 13 de março, para os alunos do 7º ano na Unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho no Bairro Jardim Riacho das Pedras. O tema foi a luta pela revitalização e reabertura do Parque Fernão Dias, importante espaço público que está interditado e completamente abandonado desde 2013. Após o encontro ficou definida a realização de uma audiência pública na escola, aberta aos moradores do entorno.

    A proposta dos professores é que o Santo Agostinho adote o Parque e desenvolva nele atividades com os alunos, que terão oportunidade de conviver em uma área verde, pesquisando a flora e a fauna local. Um dos coordenadores do projeto é o professor de Ciências, Moacir Alves Moreira, que esteve em recente visita técnica no Parque com os colegas Mateus e Jacqueline. “Observamos que, infelizmente, a área está depredada, com lixo se acumulando, com queimadas e desmatamento. Uma ameaça a nascentes e a vegetação, parte dela de mata atlântica e de cerrado, que corre risco de destruição”, registrou Moreira durante a exposição da deputada, que teve projeção de fotografias mostrando o estado do Parque.

    Contei aos estudantes a minha relação com aquele lugar onde estive muitas vezes com minha família para curtir o que era um equipamento de lazer, esporte, cultura e preservação ambiental. E que queremos ter de volta para ser um ponto de encontro, onde possamos levar os que visitarem Contagem para conhecer e desfrutar, disse Marília.

    A deputada falou do processo legislativo e de mobilização que fez com que o seu projeto, o 2.999/15, se tornasse a Lei 22.428, que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, sancionada pelo governador Fernando Pimentel em 21 de dezembro de 2016. Foram quase dois anos de articulações, três audiências públicas e tramitação por três comissões internas da Assembleia, até a criação da APA. Ela também destinou recursos no Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG do ano passado e vai destinar este ano emenda parlamentar para ser investida no Parque.

    Serviço

    O Parque Fernão Dias é uma área com aproximadamente um milhão de metros quadrados e guarda em sua área equipamentos de lazer e diversas espécies da flora e da fauna, além de importantes nascentes que ajudam no abastecimento da população. Em sua estrutura, o parque tem 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pista de bicicross e o único velódromo de Minas. Também há seis duchas, minicidade e playground, mirante, trilhas e nascentes e animais como raposa, coelho, tatu, mico-estrela e vários tipos de pássaros.

    spot_imgspot_img