sábado, 13 julho

    Inteligência e Inovação

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    Será inaugurado, no próximo dia 13, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação na Avenida Raja Gabaglia nº 1315 – Luxemburgo

    Belo Horizonte.

    . O novo edifício de três andares vai abrigar o serviço de inteligência do controle externo mineiro.

    Com área total de 3,7 mil metros quadrados, o novo centro tecnológico vai revolucionar as ações voltadas ao aprimoramento da gestão pública e à efetividade da fiscalização. O objetivo principal do polo tecnológico é promover mais agilidade e integração dos dados, reforçando a prevenção e o combate à corrupção. O prédio foi construído em local anexo ao edifício sede do TCE.

    Um primeiro contato do visitante com o novo edifício será por meio do hall da interatividade. Nesse ambiente, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações do próprio Tribunal ou dos seus jurisdicionados, como prevê a Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso a Informação (LAI). As informações serão demonstradas de forma lúdica. O visitante também poderá avistar, através de uma parede de vidro, a sala de situação, local que abriga o núcleo de inteligência da instituição. Nele, está o setor estratégico e de desenvolvimento da fiscalização e, por isso, o seu acesso é restrito. A sala de situação é inédita no país em sistema de controle.

    Um painel de bordo (dashboard), com telas de última geração, também possibilitará a identificação visual e, por critérios científicos, de eventuais problemas na gestão pública do Estado e dos municípios. Ocorrências fora dos padrões dispararão sinalizadores, mostrados no dashboard, e conduzirão à elaboração de determinadas propostas de ação do Tribunal para investigação e correção das irregularidades.

    Foi instalada no centro tecnológico, a coleta de água da chuva para reutilização e de recursos para a economia de energia. Essa preocupação com a sustentabilidade também está relacionada à contenção de gastos expressivos para o futuro. Estudos realizados estimam que os cerca de R$ 11 milhões investidos na obra, poderão ser pagos em aproximadamente quatro anos, em consequência à economia gerada pela redução de fiscalizações improdutivas.

    Na área estratégica do prédio, serão produzidas malhas de fiscalização com respostas mais rápidas na identificação de problemas e testes de referência ao trabalho de auditorias em obras públicas. Estes procedimentos serão feitos nos laboratórios de Engenharia e de Tecnologia da Informação. As instalações também incluem espaço de treinamento de servidores.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo