quinta-feira, 2 janeiro

    operação “Natalina”

    Matérias Relacionadas

    Prefeita Marília Campos toma posse na Câmara Municipal para o quarto mandato

    A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito...

    A equipe de governo para o mandato 2025-2028

    Na tarde desta quarta-feira (1º/1), a prefeita reeleita de...

    Orçamento de Contagem em 2025 vai a R$ 3,6 bilhões

    O mês de dezembro foi marcado no Legislativo de...

    Reajuste do transporte municipal é definido com valor abaixo do solicitado por empresas

    Após negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte...

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Compartilhar

    Com o objetivo de garantir mais segurança em sua região de atuação nos meses de dezembro, quando há uma maior circulação de pessoas nos comércios por conta das compras de Natal, e janeiro, quando há um esvaziamento da cidade em razão das férias, a 2ª Região da Polícia Militar (2ª RPM), lançou, no último dia 30 de novembro, as operações Natalina e Férias Segura, em Contagem.

    Além do policiamento efetivo diário em Contagem, a Operação Natalina, que se estende até 01 de janeiro, terá o reforço de 300 policiais militares. Os batalhões da cidade (18º e 39º) trabalharão com uma sobreposição de forças aumentando o efetivo empregado, priorizando o policiamento a pé e com operações nos centros comerciais. Com isso serão promovidas ações informativas e interativas com a distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança pública desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção.

    Já a Operação Férias Segura, que começa no dia 01 de janeiro de 2018 e vai até 01 de fevereiro, pretende garantir maior tranquilidade às pessoas que se ausentam mais tempo de suas casas em viagens.

    De acordo com o comandante da 2ª RPM, coronel Mauro Alves, esse é um período em que há a circulação maior de valores, de dinheiro, e requer da Polícia Militar uma dedicação especial.

    Faremos isso sem deixar de lado outros tipos de serviço já prestados. Nossos policiais e integrantes de outros órgãos que trabalham, por exemplo, no serviço administrativo estarão voltados para fazerem esse recobrimento, completou.

    Operações conjuntas – A Polícia Civil também reforçará suas unidades e o monitoramento de pessoas suspeitas para coibir furtos e roubos. A Guarda Civil de Contagem vai participar com 40 agentes e 14 viaturas, além do videomonitoramento com drone. A Fiscalização de Posturas vai inibir o comércio irregular nas vias públicas e a Transcon atuará para evitar estacionamento proibido e organizar o fluxo de trânsito de veículos e pedestres.

    Mais segurança nas compras

    Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem, Frank Sinatra, esta atenção especial da Polícia Militar neste período que antecede as festas de final de ano é essencial, especialmente para coibir a ação de infratores que aproveitam do aumento do trânsito de pessoas e veículos nas áreas comerciais, do volume de compras, da extensão do horário de funcionamento do comércio e do aumento da circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, que, consequentemente, geram um aumento das demandas.

    Agradeço à 2ª Região, em nome dos lojistas de Contagem, por este reforço na segurança da nossa cidade, sobretudo nos centros comerciais, durante o período de Natal e Ano Novo, quando o fluxo de consumidores se eleva consideravelmente. Esta ação é muito positiva, pois aumenta a visibilidade dos policiais e inibi a criminalidade, trazendo maior tranquilidade para os consumidores e para os comerciantes, na principal data do ano para o varejo brasileiro, completa.

    Frank Sinatra lembra que mesmo sabendo que policiais militares, “verdadeiros heróis, estarão nas ruas arriscando suas vidas para garantir a segurança e a tranquilidade de todos”, é necessário que os cidadãos se conscientizem da importância da autoproteção durante as compras.”O consumidor tem que ficar mais atento e ter cuidado, por exemplo, com bolsas, aparelhos celulares e outros objetos”, alerta.

    Dicas de autoproteção

    – Evite andar com muito dinheiro;
    – Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
    – Pague as compras com cheque ou cartão;
    – Fique atento com sua carteira;
    – Evite as aglomerações de pessoas;
    – Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
    – Não carregue muitos presentes ao mesmo tempo;
    – Não transite ostentando objetos de valor que possam atrair a atenção;
    – Fique atento aos esbarrões;
    – Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);
    – Mantenha as crianças à vista;
    – Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
    – Não utilize o celular nem abra a bolsa em via pública;
    – Aqueles que forem às compras com veículo próprio, procurem estacionar
    em lugar de maior movimento e iluminado;
    – Não deixe embrulhos, sacolas e outros objetos à vista dentro do carro estacionado e certifique-se de que todas as portas, inclusive a do
    porta-malas, estão trancadas.

    Artigo anterior
    Próximo artigo