A Prefeitura de Contagem tem feito um investimento histórico para garantir mais desenvolvimento ao município e melhorar o dia a dia da população. São investimentos de R$1,5 bilhão, em mais de 550 obras por toda a cidade. Estão em curso intervenções de grande porte de infraestrutura, mobilidade e saneamento, além de obras nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e lazer.
As intervenções somente são possíveis graças à gestão eficiente e às contas arrumadas, além da boa capacidade de investimentos da Prefeitura e parcerias estabelecidas pela gestão com os governos federal e estadual.
Várias frentes de trabalho, que compõem o pacote de obras executadas pela Prefeitura de Contagem, seguem em andamento. O Programa “Asfalto Novo” – que tem trocado o asfalto antigo e deteriorado por um novo e com maior durabilidade – foi ampliado e já conta com mais uma etapa em plena execução. Até agora são 381 ruas e avenidas contempladas, somando 300 km em todas as regiões da cidade. Destaque para as regiões Nacional e Ressaca, que estão recebendo o maior investimento da história em pavimentação, sendo 60 vias no Nacional e 54 na Ressaca.
As intervenções da avenida Maracanã, retomadas no ano passado após um grande esforço do governo municipal na renegociação e licitação de uma nova construtora, também seguem a todo vapor. Esta será a maior avenida da cidade, que vai integrar Contagem à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), disponibilizando novas rotas de acesso. Quando estiver pronta, irá absorver o trânsito intenso do Centro Histórico de Contagem e da rua do Registro, como também reduzir o deslocamento até as regiões do Eldorado, Industrial e Riacho. São mais de R$300 milhões em investimentos.
Além disso, Contagem conta com obras em execução de três grandes bacias de contenção de água de chuva, que vão reduzir as constantes inundações da avenida Tereza Cristina e os demais alagamentos provocados pelo Córrego Ferrugem. Duas delas estão nas vilas Itaú e PTO, no Industrial, e uma nas proximidades da Toshiba, no bairro Santa Maria.
Outra grande obra também em andamento é a macrodrenagem da av. Pio XII, no bairro Água Branca, que vai pôr fim às inundações na região. Contagem conta ainda com inúmeras obras de contenção e drenagem como a que foi executada na encosta nos fundos da Capela Santa Helena, patrimônio histórico de Contagem, na Sede; nas margens da Via Expressa, trecho entre as regiões Sede e Petrolândia; no córrego Muniz, no Nacional; na rua Felinto Wenceslau dos Santos, na Ressaca, e no Cinco, dentre outras.
Obras em diversas áreas
Avançam a cada dia a reforma do Cine Teatro e a revitalização da praça do Divino, no Jardim Laguna. Compõem ainda o pacote de obras a implantação do parque Linear da avenida Teleférico, no Água Branca; a requalificação do parque Urbano Pedreira Santa Rita, no Industrial; a reforma da praça Tancredo Neves, incluindo implantação de nova pista de skate; o CEU das Artes, em Nova Contagem, que é um complexo de arte, lazer e esporte; dentre outras intervenções.
Estão no cronograma da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a urbanização e saneamento dos bairros Tupã, na região de Vargem das Flores, e Solar do Madeira, no Petrolândia; a obra de drenagem no córrego da rua México, na Ressaca; a conclusão da UPA Nacional, que já foi retomada, e a construção do novo Camelódromo, que vai integrar o Espaço Popular do Eldorado, no centro comercial do Eldorado, entregue à população no início de março.
Obras retomadas – Em 2021, a gestão municipal se empenhou para retomar obras que estavam paradas e desenvolver novos projetos. Destaque para as contenções de encostas e drenagem nas áreas de riscos das vilas Soledade, Beira Campo, Estaleiro 1A e 1B Riachinho e Barroquinha A e B, ações que garantiram o sossego das famílias que vivem naquelas áreas de risco.
A administração se esforçou ainda para retomar as obras de mobilidade que estavam paradas, com a realização de novos projetos e licitações, além de renegociações com as empresas. Com isso, algumas das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) já foram entregues, e outras seguem em andamento e estão previstas para iniciar em breve. A previsão é que quando todo o sistema estiver concluído, o trânsito da cidade será mais ágil, melhor e com menos gargalos. Além disso, o passageiro irá pagar apenas uma única passagem.
Dentre as obras concluídas destacam-se o Corredor Leste-Oeste (Petrolândia-Nacional), o Complexo Viário Beatriz – 1ª Etapa (ampliação do elevado), o trecho I do Corredor Norte-Sul, o Terminal Ressaca, a ampliação do Viaduto Ceasa, o viaduto das Américas II (duplicação do viaduto sobre a BR-040), as dez estações de transferências de passageiros, que ficam nas avenidas João César de Oliveira, General David Sarnoff e LMG-808, além da requalificação de algumas das principais vias de transporte coletivo, por meio do Programa “Asfalto Novo”.