Na semana em que se celebra a Inconfidência Mineira, em 21 de abril, parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foram a tribuna para lembrar essa data e ainda outras comemoradas neste mês, como o Dia Mundial do Livro (23). Na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (23/4/24), deputados também falaram de visitas à China e de comitiva italiana ao Legislativo mineiro.
O deputado Leleco Pimentel (PT) utilizou o mote do Dia de Tiradentes, que protestou contra o jugo econômico imposto ao Brasil por Portugal, para divulgar o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais. Segundo ele, serão espalhadas urnas por todo o Estado para que a população vote, respondendo a duas perguntas.
A primeira delas é se o cidadão concorda com a manutenção, na Constituição do Estado, do direito da população ser consultada sobre a privatização de estatais. E a segunda se concorda com a continuidade da administração das estatais mineiras – Codemig, Codemge, Cemig, Copasa e Gasmig – pelo Governo do Estado.
“Será um grande exercício de cidadania; quero sensibilizar todos os deputados para que se juntem a esta causa. Viva os movimentos populares!”, comemorou.