A Direção do Foro da Comarca de Contagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, realizou a primeira Feira da Economia Solidária na última sexta-feira (6/5), no estacionamento do Fórum. O evento acontecerá toda primeira sexta-feira útil do mês.
A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da economia popular solidária como política pública, com foco na inserção no mercado de um grupo de empreendedores do município, principalmente, mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A Lei Municipal nº4025/2006 criou diretrizes e estabeleceu princípios e objetivos da Política Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária de Contagem. A realização da feira foi autorizada pela Corregedoria de Justiça de Minas.
“A feira reveste-se de interesse público, na medida em que destina a gerar renda para um público específico, caracterizado pela vulnerabilidade social, muitas das mulheres empreendedoras já foram vítimas de violência doméstica”, afirmou o juiz-auxiliar da Corregedoria Adriano Zocche.
A juíza diretora do foro, Mônica Silveira Vieira, diz que a iniciativa representa um esforço para concretização do papel do Poder Judiciário de promover ações que possam contribuir para a recuperação da autoestima das vítimas de violência doméstica, assim como de outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.