CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA – Na época do Brasil Colônia, por volta de 1700, a Coroa Portuguesa mantinha o controle sobre toda riqueza brasileira. O ouro era o principal objetivo dos colonizadores e ele existia em grande quantidade na região de Minas Gerais. Para o estado vinha todo tipo de gente em busca de riquezas, desta forma, as cidades surgiam e cresciam em torno das lavras do ouro.
Junto com os exploradores, comerciantes e funcionários da Coroa Portuguesa vinham os tropeiros que traziam escravos e mercadorias para vender. O Rei de Portugal, buscando exercer maior controle sobre o comércio, mandou construir postos fiscais ao longo dos caminhos onde eram feitas as contagens das cargas, dos escravos e cobrança de impostos. Um desses postos, também chamado de “Registros”, foi construído numa região, que na época, era conhecida como “Região das Abóboras”. Quando os tropeiros saiam em viagem, vindos da Bahia, de São Paulo e do Rio de Janeiro, davam a referência: “Vamos passar no Registro das Abóboras”.
A tradição histórica traz outra versão para o nome do Município, afirmando que este estaria ligado a existência de uma família que teria por sobrenome “Abóboras”. Outros falam do Ribeirão das Abóboras que teria sido a origem do nome no Município. Mas o importante de tudo isso é que o legume da família das cucurbitáceas está presente na história da cidade que reconhece essa ligação que é tão marcante que há um festival na cidade com participação ativa da população chamado Festival Gastronômico de Abóboras. Este faz parte do calendário anual do Município, inserido através da Lei 4.406 de 04 de novembro de 2010, cuja primeira edição ocorreu no ano de 2007, tendo como objetivo resgatar a história da cidade, favorecer a integração entre os grupos de idosos e promover um concurso culinário de receitas típicas, onde o ingrediente principal é a abóbora, um dos símbolos do Município.
O que é o Festival Gastronômico de Abóboras?
O Festival Gastronômico de Abóboras é uma festa instituída no calendário da cidade por meio da Lei Nº 4406 de 04 de Novembro de 2010, mas antes já era instituída pela tradição da História da Cidade. O Festival está em sua 15ª edição neste ano.
A participação majoritária é sempre dos idosos dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. Todos os anos, receitas típicas cuja abóbora é o ingrediente indispensável concorrem no festival. No entanto, em função do cenário pandêmico, o festival, em 2021, terá um cardápio típico com receitas vencedoras nos festivais passados. As refeições serão servidas nos três restaurantes populares do município entre os dias 23 e 27 de agosto. A prefeita Marília Campos e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França devem participar dos almoços.
Contagem comemora seu aniversário no dia 30 de agosto.