Numa parceria com o sistema prisional, com apoio do Conselho da Comunidade de Contagem, o Poder Judiciário doou, no fim de novembro, um trator agrícola dotado de carretinha para ser usado nas dependências do Complexo Penitenciário Nelson Hungria.
O veículo custou R$ 45 mil. A aquisição resolveu um problema existente há anos. Os presos percorriam o estabelecimento prisional puxando uma carroça de lixo para levar o material até o local de descarte.
A penitenciária tem uma área extensa, com muitos aclives e declives, o que dificulta a locomoção a pé. Por isso, o equipamento vai permitir uma locomoção mais rápida e confortável.
Praticidade – Com esse trator, o trabalho de transporte e armazenamento do lixo na unidade será mais humanizado. Existe ainda um projeto de reciclagem de resíduos produzidos no complexo penitenciário.
Atualmente, a Nelson Hungria tem 2.035 internos, sendo que 432 trabalham na unidade. A pretensão é ampliar esse grupo com projetos profissionais e de estudo, por meio de captação de parcerias.