segunda-feira, 16 setembro

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Matérias Relacionadas

    Aline Fortes para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Aline Fortes, estudo o segundo ano...

    Edição 1239 – 13 de Setembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Um futuro melhor para Contagem

    Canteiro de obras Sob a gestão de Marília Campos, Contagem...

    Pausa na campanha para apresentar pedido de impeachment contra Moraes

    O candidato à Prefeitura de Contagem pelo Partido Liberal...

    TSE lacra sistema que será usado em urnas

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra...

    Compartilhar

    Condicionalidades relativas

    Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para o cumprimento das exigências do programa, conhecido como condicionalidades da saúde das crianças.
    Essa divulgação justifica-se tendo em vista que, quando uma família entra no programa, ela e o poder público assumem compromissos para reforçar o acesso de crianças, adolescentes, jovens e gestantes à saúde e à educação. Contagem conta com, atualmente, quase 45 mil famílias beneficiárias do Programa “Bolsa Família” e possui cerca de 56 mil pessoas em acompanhamento das condicionalidades de saúde.
    Devem comparecer às UBSs crianças de zero a 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes. A medida é necessária para que os dados relacionados ao estado nutricional, ao acompanhamento do pré-natal e ao cartão de vacina sejam registrados pelas equipes de saúde.
    O beneficiário que não cumprir as exigências pode ter o Bolsa Família bloqueado ou, até mesmo, cancelado. Por isso é importante que não deixem para a última hora. O período para comparecimento segue até o dia 20 de dezembro. Ressalta-se que o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família é fundamental para o bem-estar das famílias beneficiárias.
    De acordo com o Artigo 10, da Lei 14.601/2023, “a manutenção da família como beneficiária no Programa Bolsa Família dependerá, sem prejuízo dos requisitos estabelecidos nesta lei e em regulamento, do cumprimento, pelos integrantes das famílias, de condicionalidades relativas”.

    spot_imgspot_img