sábado, 7 setembro

    Férias escolares estão chegando

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Rotina equilibrada

    As férias escolares do meio do ano estão chegando e, embora sejam curtas, para muitos estudantes, representam um momento muito aguardado para descansar e se divertir. No entanto, equilibrar o descanso com atividades que possam preparar o aluno para o próximo semestre também é fundamental.
    Pensando em ajudar os estudantes a aproveitarem ao máximo esse tempo, Luiz Cláudio de Araújo Pinho, autor de Sociologia da Rede Pitágoras, preparou 5 dicas para equilibrar uma rotina de descanso, entretenimento e estudos de maneira descontraída e, ao mesmo tempo, produtiva. Confira:

    1. Recarregar energias – O estudante pode aproveitar os dias livres para visitar parentes e amigos, além de usufruir de passeios pela cidade, caminhadas em parques e outras atividades que não tenha conseguido realizar durante o período de aulas. Atividades simples como brincar e se divertir ajudam a esvaziar a mente do grande volume de informações acumuladas durante o primeiro semestre. Esse momento pode ser também uma excelente oportunidade para conhecer outras pessoas.
    2. Desenvolver habilidades – Nosso cérebro precisa de novos estímulos para se desenvolver. Assim, durante as férias, os estudantes podem explorar atividades que ativem todos os sentidos, como trilhas urbanas, visitas a parques e exposições interativas. “Organizar viagens para visitar parentes ou amigos também pode ser uma forma de reorganizar conexões neurais e promover emoções positivas, fortalecendo estruturas cognitivas importantes para o aprendizado”, destaca.
    3. Leitura e entretenimento – Escolher o que assistir ou ler durante as férias pode ser prazeroso e educativo. O autor de Sociologia aponta que o estudante deve confiar na própria intuição, mas também considerar neste processo sugestões de professores e amigos. Segundo ele, grandes filmes como “Oppenheimer” e “Barbie”, podem “nos levar a debater tanto conceitos sofisticados de física, quanto mudanças nos comportamentos sociais que os brinquedos representam.
    4. Diversão e aprendizado – A frase da famosa banda Titãs, “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”, resume bem a ideia. Aproveite exposições, peças de teatro, filmes e pontos turísticos da cidade para aprender de forma divertida. “Selecione alguns pontos significativos da cidade, e, com apoio de mapas, relembre conceitos básicos da Geografia”, explica Pinho.
    5. Saúde mental e física – A principal ação recomendada pelo autor da Rede Pitágoras é o descanso. Neste sentido, é importante dormir bem, desconectar-se das telas, alimentar-se de forma equilibrada e praticar atividades físicas para recarregar as energias gastas ao longo do semestre. Outras ações eficientes, segundo ele, seriam brincar com o animal de estimação, fazer caminhadas e aproveitar para relaxar sem culpa.
    “Lembre-se, não sobrecarregue sua agenda com muitos compromissos, organize seu tempo nas férias, programe seu dia com atividades que estimulem o corpo e a mente de forma saudável. Na primeira semana, priorize colocar o sono em dia. Perto do fim das férias, revise o que aprendeu e valorizou durante o descanso e faça uma lista para se manter focado no próximo semestre”, conclui.

    spot_imgspot_img