Durante todo o mês de Maio, a Transcon está realizando diversas ações educativas para conscientizar as pessoas sobre um trânsito mais seguro. As ações fazem parte do Maio Amarelo e neste ano, a Transcon criou a campanha “Por trás de cada pessoa no trânsito, existe uma família esperando por ela”, seguindo o tema definido pelo Contran “Paz no trânsito começa por você”.
Para reforçar a mensagem, 52 máscaras de semáforos de pedestres foram instaladas em locais de grande circulação da cidade. Com ilustrações de diversos tipos de pedestres, como mulheres, famílias e pessoas com deficiência, a iniciativa busca lembrar que todos fazem parte do trânsito e a importância de usar a faixa de pedestres para atravessar. Ao mesmo tempo, busca lembrar aos motoristas de dar a preferência ao pedestre quando estiver dirigindo.
Confira os cruzamentos em que elas podem ser vistas:
Av. José Faria da Rocha/ Av. João César de Oliveira
Av. João César de Oliveira (próx. ao Chromos)
Av. João César de Oliveira/ Rua das Indústrias
Rua Vasco de Azevedo/ Av. Tito Fulgencio
Av. Babita Camargos/ Av. General David Sarnoff
Rua Dr. Cassiano/ Av. Prefeito Gil Diniz
Rua Presidente Kennedy/ Praça Silviano Brandão
Av. Jair Rodrigues/ Praça Marília de Dirceu
Av. Thomaz Gonzaga/ Praça Marília de Dirceu
Av. Frei Henrique Soares/ Praça Marília de Dirceu
Av. João César de Oliveira/ Av. José Faria da Rocha
Ações do Maio Amarelo
Neste ano, a Transcon realizou uma série de ações educativas no Maio Amarelo. Foram ações de teatro educativo em faixas de pedestres, ação de ponto cego de carretas, adesivação de caminhões com o aviso “ponto cego”, instalação de antenas corta-pipa para motociclistas e ciclistas, além da pintura especial de uma linha amarela em faixas de pedestres de oito regionais da cidade, que faz alusão ao Maio Amarelo para chamar a atenção de todos na via para o mês de conscientização.
Além disso, no Pátio da Transcon foi montada a Transitolândia Encantada, uma mini cidade que simula o trânsito real. Nela, as crianças andaram pela cidade de carro, moto e bicicleta de maneira segura e aprenderam sobre as leis de trânsito com os agentes.