A Operação Hefesto, que fica a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), divulgou recentemente um balanço dos resultados obtidos após a sua implementação. Por ser um marco na gestão da segurança pública, os números mostram que houve uma redução de 90% nos furtos de cabos e cobres na cidade, no período de menos de um ano, em que mais de 60 estabelecimentos, conhecidos como “ferros-velhos” foram fiscalizados, com 10 operações de destaque.
Com a junção de vários órgãos de segurança pública e fiscalização: Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, Transcon, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Postura o Meio Ambiente, além das operadoras de telefonia, a reunião constatou que, ao todo, foram quase 70 autuações aos donos desses locais e que a maioria deles mudou a postura no que diz respeito ao efeito de compra e venda desse tipo de material, que é ilegal. A Guarda Civil de Contagem realizou cerca de 44 prisões no período entre janeiro de 2023 e abril de 2024, tendo a natureza dos crimes classificada como “furto”, “furto qualificado” e “tentativa de furto”. O número total de furtos na cidade foi de 93 no mesmo período.
“Agradeço a cada uma das instituições pelo empenho com a operação. Estamos trabalhando em conjunto para realizarmos uma das maiores ações intersetoriais do município de Contagem. Também contamos com o reconhecimento da Prefeitura que entende o quanto tem sido importante o esforço da segurança na cidade”, destacou a secretária municipal de Defesa Social (Seds), Viviane França.
Denúncias
O canal de comunicação da população com a guarda é simples, via WhatsApp. A meta é impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade. O número para realizar as denúncias é (31) 97306-4423. Ele está disponível 24h por dia e recebe reclamações de forma anônima, permitindo inclusive o envio de relatos, áudios, imagens e vídeos.