26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosEducaçãoContagem investe para ampliar o atendimento na educação infantil

Contagem investe para ampliar o atendimento na educação infantil

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A educação é prioridade em Contagem e a Prefeitura vem se esforçando para ampliar o acesso e melhorar, cada vez mais, os índices que medem a qualidade. Em 2002, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a ‘Declaração do Milênio’, com metas estabelecidas por 189 países para oito áreas distintas. Na educação, a meta foi garantir o ensino básico fundamental a todos e todas. No Brasil, a Lei nº 12.796/2013 torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade. Contagem atende 100% da demanda por matrículas a partir de 4 anos.
A rede municipal de educação de Contagem conta, atualmente, com 8.847 crianças de 4 e 5 anos matriculadas em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Destes, 4.216 têm 4 anos de idade e 4.631 têm 5 anos. O desafio, agora, é ampliar o atendimento de 1 a 3 anos. Atualmente, são atendidas 2.659 crianças em escolas e Cemeis nessa faixa etária. O município também mantém parcerias com unidades conveniadas que ampliam esse atendimento em mais 3.200 vagas. Neste ano, mais de 66% das demandas de vagas para 3 anos do cadastramento escolar foram atendidas.
Para ampliar a cobertura e a oferta de vagas, a Prefeitura pretende inaugurar, em breve, mais três novos Cemeis, criando mais 732 vagas. O Cemei Confisco, na regional Nacional, atenderá 178 crianças, assim como o Cemei Darcy Maria, na regional Ressaca. Já no Cemei Conquista Veredas, no Nacional, serão 376 vagas. As unidades devem começar a receber as crianças ainda no primeiro semestre de 2024.

Primeira infância

Em Contagem, também foi publicado o decreto nº 1109, de 17 de janeiro de 2024, que institui o Comitê Intersetorial da Primeira Infância. Desta forma, toda a discussão em torno das políti-cas para a educação infantil no município contarão com a participação da comunidade e de diferentes setores da sociedade.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar