Uma grande onda de calor chegou no Brasil, e a exposição ao sol é quase inevitável, ainda bem que o astro-rei estimula a produção de vitamina D, previne doenças e aumenta a sensação de bem-estar! Só que se expor sem se proteger também pode ser prejudicial à saúde. Ficar muito tempo sob o sol pode provocar insolação, desidratação, envelhecimento precoce da pele e até câncer.
O mais comum dos problemas, no entanto, é a produção de melanina em excesso estimulada pela exposição solar sem proteção, causando manchas na pele. As principais áreas que sofrem são rosto, colo, ombros, braços, mãos e pernas, já que são zonas nas quais a pele está exposta a grandes doses de raios UV.
Por mais que elas não tenham consequências mais severas, muitas pessoas se incomodam com o aparecimento dessas marcas. Por isso, Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, indica cuidados para se prevenir e tratamentos que podem amenizar essa questão.
4 dicas para amenizar manchas e uniformizar o tom da derme
Use protetor solar todos os dias – Independentemente da época do ano, da temperatura e da previsão do tempo, é fundamental usar protetor solar. “A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Renata. A orientação continua sendo reaplicar o protetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas se houver exposição direta ao sol. É importante separar um tempinho para a exposição controlada, sem protetor solar, para que o corpo possa absorver vitamina D. O ideal é ficar no máximo 20 minutos sob o sol, antes das 10h da manhã.
Invista em tratamentos estéticos – Tratamentos estéticos alinhados aos cuidados diários potencializam os resultados de forma eficaz e segura. Equipamentos de luz intensa pulsada, como o Light Pulse, utilizam uma técnica indicada para tratamento de manchas ocasionadas pelo excesso de exposição solar, atuando na despigmentação e clareando a pele. A luz intensa pulsada utiliza fontes de luz com todas as cores do arco íris, favorecendo a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme e com tom uniforme, também é possível realizar tratamentos de clareamento para melasma e melanoses solares através de led, com a máscara de led face + pescoço do equipamento Fluence Maxx. Descobrir o seu tipo de pele ajuda na escolha certa de um tratamento. Além disso, usar produtos inadequados faz com que os ativos trabalhem de forma contrária às suas necessidades, promovendo respostas também inadequadas. A escolha do cosmético ideal visa tratar corretamente e potencializar os resultados de acordo com as características de cada um.
Use cremes hidratantes e séruns – Desde que devidamente indicados por um dermatologista, cremes hidratantes e séruns podem ajudar no desaparecimento das manchas. Eles devem ser escolhidos em conjunto com um profissional, para propor o tratamento correto de acordo com sua pele e a necessidade específica de cada caso. Assim, os melhores resultados para minimizar a aparência das manchas na pele ficam garantidos.
Invista em tratamentos estéticos – Tratamentos estéticos alinhados aos cuidados diários potencializam os resultados de forma eficaz e segura. Equipamentos de luz intensa pulsada, como o Light Pulse, utilizam uma técnica indicada para tratamento de manchas ocasionadas pelo excesso de exposição solar, atuando na despigmentação e clareando a pele. A luz intensa pulsada utiliza fontes de luz com todas as cores do arco íris, favorecendo a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme e com tom uniforme, também é possível realizar tratamentos de clareamento para melasma e melanoses solares através de led, com a máscara de led face + pescoço do equipamento Fluence Maxx.