19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosSaúde40% dos brasileiros são sedentários

40% dos brasileiros são sedentários

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 06 de abril e a data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), surge para combater o sedentarismo e promover ações de conscientização da população sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo. Uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na população de 18 anos ou mais, 40,3% dos brasileiros são sedentários. Além disso, doenças relacionadas ao sedentarismo também preocupam os órgãos de saúde brasileiros
De acordo com a OMS, 30 minutos de atividade física, de intensidade leve a moderada, a partir de duas vezes por semana, já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.
“O sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis. Entre outros benefícios, o exercício físico pode trazer melhorias para as relações sociais, reduz a pressão arterial, o estresse, melhora a autoestima, confiança e traz regulação emocional”, comenta Guilherme de Almeida Leite, gerente técnico da Bio Ritmo.

Encontre uma atividade que goste
Existem diversos motivos para praticar exercícios físicos e um incentivo imediato para começar a se movimentar é encontrar uma atividade que goste e se adapte melhor, dando um “empurrão” para esse processo. “O primeiro passo é definir quais são os projetos e metas e a partir disso, escolher os exercícios indicados para esse objetivo”, diz Guilherme. E o gerente ainda afirma que ninguém tem paciência para fazer o que não gosta, principalmente quando não está acostumado com essa rotina, portanto, encontrar a atividade ideal para cada gosto deixará a pessoa mais animada e motivada para não desistir e retroceder. No entanto, é importante consultar um profissional para que receba orientações adequadas para a atividade escolhida.

Adaptação deve ser leve e sem exageros
Guilherme comenta que os exercícios iniciais devem ser elaborados com menor complexidade, que não irão trabalhar com cargas altas e não terão grande volume de séries por sessão. “Usamos exercícios de empurrar, puxar, agachar e levantar com os membros inferiores e também um ou dois específicos para os estabilizadores de coluna. Sempre aqueles que envolvem os principais grupos musculares de forma multiarticular, ou seja, não priorizamos exercícios chamados “isolados” nesta fase. O tempo total da sessão não costuma ultrapassar trinta a quarenta minutos no total”, explica o gerente técnico da Bio Ritmo.
“Todo treino visa gerar uma adaptação, por mais avançado que seja o praticante. O treino inicial ou de introdução, na musculação, por exemplo, pode durar por até 3 meses dependendo do nível de aptidão deste novo praticante e da frequência semanal que irá adotar. Um exemplo de sessão para iniciantes pode ser: Um tipo de agachamento ou leg press; um tipo de supino, uma puxada ou uma remada, um ou dois exercícios para os abdominais e lombares já são suficientes para uma primeira vivência”, completa o gerente.

Intensifique a atividade com orientação profissional
Para quem já está adaptado e busca exercícios para a perda de gordura corporal, as melhores opções são os treinos intensos e que elevem a frequência cardíaca, pois estimulam a adaptação metabólica que é responsável pela diminuição dessa gordura.
Segundo Guilherme, treinos circuitados que forem executados na intensidade correta, promoverão a diminuição da gordura corporal. “A vantagem deste treino é que como ele alterna exercícios resistidos e cardio, atende essas premissas e ainda fortalece os músculos e articulações”, esclarece.

Tenha paciência
Seguir uma rotina de exercícios com o objetivo de obter melhores resultados não é fácil e muito menos rápido. É preciso ter paciência e adotar alguns costumes na rotina. “Além dos exercícios, incorporar uma alimentação mais saudável e apropriada para cada tipo de pessoa e objetivo, diversificar os exercícios e movimentos e não menos importante, descansar, são uns dos elementos principais para se obter os resultados”, finaliza Guilherme.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar