O associativismo tem, há anos, se convertido numa ferramenta de sobrevivência e fortalecimento de entidades, cooperativas e empresas de diferentes segmentos, e um grande exemplo são as associações de assistência veicular. De acordo com a Força Associativa Nacional (FAN), o Brasil conta com cerca de duas mil associações de proteção veicular – mais de 200 delas, em Contagem.
Por essa razão, a Câmara acaba de aprovar, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 01/23, que declara Contagem como a cidade do associativismo. Proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Alex Chiodi (SD), a matéria também inclui no calendário do Município, em 24 de março, o Dia do Associativismo, para a realização de atividades como palestras e seminários, entre outras ações para divulgar a prática e sua importância para a sociedade.
De acordo com o autor, o projeto reconhece o protagonismo de Contagem nesse setor, “que gera arrecadação, milhares de empregos diretos e indiretos, além de muito desenvolvimento e progresso para a cidade”, como relata em justificativa.
Para o presidente da FAN, Cauby Morais, esse reconhecimento irá destacar o apoio político que as associações recebem do Município e atrairá ainda mais novos modelos associativos para a cidade.