Chuva será intermitente
A Defesa Civil de Contagem segue em alerta nesta semana, especialmente até quarta-feira (21/12), quando há riscos de tempestades na Região Metropolitana – RMBH. O volume estimado para o período poderá ser superior a 200 mm.
Conforme os institutos de meteorologia, nos próximos dias são esperados grandes volumes de precipitação em razão da Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) e da formação de um novo ciclone extratropical. A chuva será intermitente e de maneira moderada a forte, e tende a permanecer até o dia 23/12, próxima sexta-feira.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Renato Silva, a torcida é para que esse volume venha de forma distribuída, reduzindo a probabilidade de ocorrências mais graves. “Nossa equipe está de sobreaviso e, em qualquer situação de emergência, pode ser acionada por meio do 199”.
Ele ainda informou que as equipes seguem monitorando as condições climáticas via satélite de dentro do Centro de Comando e Controle de Contagem – CICC e por meio de sites de meteorologia, além de acompanhar e monitorar, de perto, as situações das vilas Samag e Marimbondo e da avenida Tereza Cristina, em função dos riscos de alagamentos. Outra preocupação são com os riscos de deslizamentos, por isso, é importante que a população fique atenta a alguns sinais, conforme as recomendações ao lado.