Os 77 deputados eleitos para a 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) nesta segunda-feira (19/12/22). A solenidade foi realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Também foram diplomados o governador reeleito Romeu Zema e seu vice-governador, Mateus Simões; o senador eleito Cleitinho Azevedo e seus dois suplentes; e os 53 deputados federais eleitos por Minas Gerais. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares.
A entrega dos diplomas acontece após a realização das eleições, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. Depois de receberem seus diplomas, os eleitos estão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos. O governador Romeu Zema será empossado para o seu segundo mandato em solenidade a ser realizada na ALMG no dia 1º de janeiro. Já os deputados estaduais tomam posse na ALMG no dia 1º de fevereiro, quando começa a 20ª Legislatura.
O deputado federal Miguel Ângelo (PT) recebeu 84.173 das mineiras e mineiros que confiaram a ele a importante missão de representa-los no Congresso Nacional.
“Tenho muito orgulho da bonita caminhada que nos trouxe até aqui. A nossa campanha foi um construção coletiva e diária”, finalizou.