segunda-feira, 16 setembro

    Capacidade ampliada

    Matérias Relacionadas

    Aline Fortes para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Aline Fortes, estudo o segundo ano...

    Edição 1239 – 13 de Setembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Um futuro melhor para Contagem

    Canteiro de obras Sob a gestão de Marília Campos, Contagem...

    Pausa na campanha para apresentar pedido de impeachment contra Moraes

    O candidato à Prefeitura de Contagem pelo Partido Liberal...

    TSE lacra sistema que será usado em urnas

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra...

    Compartilhar

    O fortalecimento da Guarda Civil de Contagem passa pela descentralização e regionalização das estratégias operacionais. Por isso, a corporação conta, atualmente, com três inspetorias e uma base que abriga os grupamentos especializados. Essas unidades fazem parte da estrutura da Guarda Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Social, mas estão localizadas em diferentes pontos da cidade como forma de aproximar a instituição da população, ampliar a capacidade de atuação e agilizar o atendimento às demandas de segurança pública.
    A Primeira Inspetoria está situada na praça Nossa Senhora da Glória, possui 68 agentes e é responsável pelo policiamento preventivo das regiões Eldorado, Riacho e Industrial; a Segunda Inspetoria está situada na praça Silviano Brandão, possui 95 agentes, e é responsável pelo policiamento preventivo das regiões Sede, Petrolândia e Nova Contagem. Já a Terceira Inspetoria está localizada no Parque Sarandi, possui 59 guardas, e é responsável pelo policiamento preventivo das regionais Ressaca e Nacional.
    Já a sede dos grupamentos especializados fica no Parque Fernão Dias. Fazem parte dela, o Romu – Rondas Ostensivas Municipais; o GPA – Grupamento de Proteção Ambiental, e o Grupamento de Operações com Cães. Juntos, esses setores articulam uma série de ações e políticas municipais visando à proteção da vida e dos bens públicos; à promoção dos espaços urbanos e territórios seguros, e à prevenção às violências nas suas diversas formas.

    spot_imgspot_img