A Prefeitura de Contagem estendeu o prazo para solicitação de revisão do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU. Agora, os proprietários de imóveis de Contagem terão até o dia 31/5 para realizar o pedido. Já o pedido de isenção poderá ser solicitado até 30 de setembro.
O subsecretário de Receita Municipal, Fábio Alves Barbosa, alerta os proprietários de imóveis que, para garantir o direito aos benefícios fiscais de isenção ou remissão do IPTU, os dados cadastrais do imóvel devem estar corretos.
Em comparação a 2020, o IPTU deste ano está mais barato. Para identificar a diferença, o contribuinte deve comparar os valores (2020 x 2022). Os benefícios fazem parte da política de justiça tributária no município, que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Contagem, a fim de facilitar o pagamento.
A Prefeitura aprovou a Lei Complementar nº 309/2021, estabelecendo novas regras de lançamento tributário para tornar o IPTU mais justo. A medida fez com que 50% dos imóveis residenciais da cidade com o valor venal de até R$166 mil fossem isentos do pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos.
Para o pagamento do IPTU, o contribuinte pode retirar as guias pela internet, por meio do site da Receita Municipal: http://receita.contagem.mg.gov.br
O pagamento poderá ser efetuado nas agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e correspondentes bancários.