Mais proteção
No Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado na última quinta-feira (25/11), a Prefeitura de Contagem lançou uma ferramenta para denúncia de importunação sexual no transporte coletivo. A plataforma foi desenvolvida pela TransCon e irá funcionar dentro do aplicativo SigaBus, já utilizado para consultar os horários dos ônibus municipais.
A prefeita Marília Campos, presente ao lançamento, afirmou que a ferramenta de denúncia é o pontapé inicial para que as mulheres tenham mais qualidade de vida em Contagem. “As mulheres não estão seguras, na grande maioria das vezes, nem em casa e nem nas ruas. No transporte coletivo, são vários os momentos em que elas são importunadas. Com essa ferramenta, criamos a oportunidade da mulher denunciar para que possamos criar um mapa desse processo”, explicou a prefeita.
De acordo com o presidente da Transcon, Renato Ribeiro, a ferramenta é um desdobramento de todos os esforços da prefeitura no sentido de criar novas políticas para as mulheres. “Os estudos mostram que é mais eficiente levantar os dados para poder direcionar as tomadas de decisão. Por meio da ferramenta vamos definir as áreas ou linhas críticas, além do perfil do agressor, isso irá possibilitar que a polícia e a Guarda Municipal tomem medidas mais assertivas”, disse Ribeiro.
No mesmo dia, ocorreu o treinamento sobre a violência doméstica, voltado para as equipes de recursos humanos das empresas de transporte. O objetivo é que esses profissionais possam acolher e orientar as funcionárias que estejam em situação de violência, apresentando os equipamentos públicos disponíveis para recebê-las e os locais adequados para denunciar os agressores.
Aplicativo de denúncia – A ferramenta de denúncia funcionará dentro do aplicativo SigaBus. Nele, os cidadãos encontrarão, no menu Mais, o ícone “Denúncia de Importunação Sexual”, que permitirá relatar a situação e registrar o caso. As informações alimentarão um banco de dados da prefeitura, para que a gestão pública possa planejar ações preventivas e emergenciais contra crimes sexuais.
Ao acessar o aplicativo e clicar no botão de denúncia, a assistente virtual conduzirá as perguntas de identificação da linha e número do ônibus, além de pedir um relato do ocorrido.