Quem já foi vacinado com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em Contagem não precisa se preocupar: a Prefeitura de Contagem garante a segunda dose da vacina para o público que já foi vacinado com a primeira dose. Isso porque o município manteve reservadas as doses necessárias para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
Até o momento o município recebeu 61.143 unidades destinadas a essa última dose e vacinou 37.622 pessoas. Somente nesta terça (26), 2.187 pessoas foram imunizadas com a dose 2.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, explica que nenhuma recomendação do Ministério da Saúde sobre utilizar o estoque da segunda dose para vacinar as pessoas com a primeira, com o objetivo de expandir a vacinação, foi oficializada à Prefeitura. “Sempre mantivemos em estoque a quantidade de doses necessárias para a aplicação da segunda dose do imunizante. Além disso, Contagem segue a recomendação do Governo de Minas Gerais que destina ao município quantidades específicas para primeira e segunda dose”, disse.
A aplicação da segunda dose continua no município e os idosos que foram vacinados com a primeira devem seguir a data marcada no cartão de vacinação para retornar aos postos credenciados. É importante observar o intervalo máximo entre as duas doses: 28 dias para Coronavac e três meses para AstraZeneca.
As pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar um posto credenciado para receber a segunda dose. “Para estar completamente imunizado, é necessário tomar as duas doses. Não deixem pela metade, pois assim não conseguiremos avançar na luta contra a Covid-19”, reforçou o secretário.
Orientações
Na hora de vacinar, é necessário utilizar máscara e manter o distanciamento social. É exigido que o idoso leve o documento de identidade com foto, CPF, e, aconselhável, um comprovante de endereço.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita somente um acompanhante por idoso para evitar aglomerações.
O idoso deve informar sua condição de saúde na hora de se vacinar. A vacinação deve ser adiada nas pessoas com sinais de infecção em atividade, como a presença de febre e outros sintomas. Como a piora clínica da Covid-19 pode ocorrer em até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
A vacinação contra a Covid-19 ocorrerá nos postos de vacina abaixo