A Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem irá fornecer cestas básicas em caráter emergencial e complementar para as comunidades quilombola, tradicional de matriz africana, povo cigano, congado e famílias circenses que residem no município, como forma de garantir a segurança alimentar destes povos durante o período de isolamento para contenção do contágio pelo coronavírus.
A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional estabelece os povos e comunidades tradicionais como público prioritário para o atendimento. O acesso à alimentação de qualidade e saudável é um dos compromissos da gestão da prefeita Marília Campos no enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional no município. Atualmente, a campanha se dedica a cadastrar e realizar avaliação socioeconômica dos povos e comunidades tradicionais, que podem realizar cadastro online pelo site da Prefeitura, desde segunda-feira (26/04).
O atendimento de orientação e encaminhamento desse público é realizado pela superintendência de Política para a Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e pela superintendência de Assistência social que fará a análise socioeconômica de acordo com os critérios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Contagem.