26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosCidadeCâmara avalia inclusão de intérprete de libras nas plenárias

Câmara avalia inclusão de intérprete de libras nas plenárias

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

ACESSO E PARTICIPAÇÃO

A questão da inclusão da pessoa com deficiência é assunto recorrente e tema de muitas ações na Câmara Municipal de Contagem. Com o objetivo de garantir mais acesso e participação dos surdos nos debates realizados pelo Legislativo, os vereadores aprovaram, na plenária desta semana, um requerimento pela disponibilização de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (libras) nas reuniões ordinárias e eventos oficiais da Casa.
Durante a reunião, o autor da proposta, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), deu destaque à questão, contando com a presença de representantes da Associação dos Surdos de Contagem, e a participação da intérprete de Libras, Carmen, que deu uma prévia de como seria o trabalho desse especialista.
“O trabalho do intérprete de libras será de grande importância nesta Casa, pois hoje, em Contagem, temos cerca de 1.500 surdos – uma comunidade relevante. E a Câmara, como principal instituição de representação do cidadão e órgão pelo qual passam todas as decisões importantes e diretrizes da nossa cidade, não pode deixar a comunidade surda à margem disso, mas incluí-la e permitir mais acesso às reuniões e debates, para que eles possam ‘ouvir’ as propostas de seus representantes e trazer suas ideias e pautas”, destacou Arnaldo.

Câmara mais participativa
l AVALIANDO VIABILIDADE

Em resposta ao pedido de Arnaldo de Oliveira e da Associação, pela inclusão urgente do intérprete de libras na reunião, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), se com-prometeu a avaliar a viabilidade da iniciativa. “Vamos analisar a possibilidade, do ponto de vista jurídico e prático, para que tenhamos esse serviço o mais rapidamente possível, atendendo a uma parcela importante da população. A ideia é termos uma Câmara cada vez mais participativa, e nada mais representativo do que a inclusão”, concluiu.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar