quarta-feira, 9 outubro

    Câmara avalia inclusão de intérprete de libras nas plenárias

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    ACESSO E PARTICIPAÇÃO

    A questão da inclusão da pessoa com deficiência é assunto recorrente e tema de muitas ações na Câmara Municipal de Contagem. Com o objetivo de garantir mais acesso e participação dos surdos nos debates realizados pelo Legislativo, os vereadores aprovaram, na plenária desta semana, um requerimento pela disponibilização de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (libras) nas reuniões ordinárias e eventos oficiais da Casa.
    Durante a reunião, o autor da proposta, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), deu destaque à questão, contando com a presença de representantes da Associação dos Surdos de Contagem, e a participação da intérprete de Libras, Carmen, que deu uma prévia de como seria o trabalho desse especialista.
    “O trabalho do intérprete de libras será de grande importância nesta Casa, pois hoje, em Contagem, temos cerca de 1.500 surdos – uma comunidade relevante. E a Câmara, como principal instituição de representação do cidadão e órgão pelo qual passam todas as decisões importantes e diretrizes da nossa cidade, não pode deixar a comunidade surda à margem disso, mas incluí-la e permitir mais acesso às reuniões e debates, para que eles possam ‘ouvir’ as propostas de seus representantes e trazer suas ideias e pautas”, destacou Arnaldo.

    Câmara mais participativa
    l AVALIANDO VIABILIDADE

    Em resposta ao pedido de Arnaldo de Oliveira e da Associação, pela inclusão urgente do intérprete de libras na reunião, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), se com-prometeu a avaliar a viabilidade da iniciativa. “Vamos analisar a possibilidade, do ponto de vista jurídico e prático, para que tenhamos esse serviço o mais rapidamente possível, atendendo a uma parcela importante da população. A ideia é termos uma Câmara cada vez mais participativa, e nada mais representativo do que a inclusão”, concluiu.