quarta-feira, 24 julho

    Vacina contra Hepatite A e Tétano

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a imunizar pessoas que tiveram contato com inundações no município. São aplicadas as vacinas contra Hepatite A e Tétano. Contagem adotou a estratégia de realizar busca ativa das pessoas que foram afetadas, utilizando como referência a listagem feita pela Defesa Civil, que cadastrou todas as famílias afetadas.

     As equipes de saúde que ficam nas unidades que possuem população atingida foram orientadas a ir até as famílias para realizar a vacinação em casas e abrigos. “De acordo com o Plano de Contingência para Inundações do Ministério da Saúde e do município de Contagem, as vacinas importantes para estas situações são a Hepatite A e a Antitetânica. A Hepatite A, por ser uma doença de transmissão fecal oral, ocorrendo através do contato com água, solo e alimentos contaminados. Já a Antitetânica, para evitar o tétano acidental, visto que a bactéria causadora da doença está presente no solo”, destacou a assessora técnica da central de imunização, Fernanda Elisa ferreira de Almeida.

    A expectativa é atender todas as pessoas que tiveram contato direto com as inundações. A Secretaria de Saúde do Estado enviou mais de 2.400 doses para o município, o estoque será reposto de acordo com a solicitação municipal. Caso a pessoa que foi vítima da chuva não receba a visita da equipe de vacinação, é preciso procurar a Unidade de Saúde de referência.

    Hepatite A

    Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.

    A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade.

    Tétano

    O Tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. É causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais. A infecção por tétano começa quando os esporos da bactéria transmissora entram no corpo por meio de uma ferida ou um ferimento, onde liberam bactérias que se espalham pela corrente sanguínea e produzem um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna.

    spot_imgspot_img