quinta-feira, 18 julho

    Complexo Viário do Beatriz

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    A Prefeitura de Contagem iniciou nesta terça-feira (19) o processo de içamento das vigas do Viaduto I, situado sobre a linha férrea e que faz parte das obras de reestruturação do Complexo Viário do Beatriz. Essa etapa é a mais importante das obras relativas ao elevado que integra o corredor viário. A previsão é que o processo seja concluído até o final desta semana.
    Após a finalização do içamento das vigas, começará a fase de construção da superestrutura do viaduto e do alargamento da Avenida João César de Oliveira. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Guilherme Figueiredo, o término das obras do viaduto I está previsto para este ano.
    No entanto, a liberação para o tráfego de veículos só será feita após a remodelação e interligação total das vias. “A conclusão das obras do Viaduto I sobre a linha férrea deve acontecer no final de dezembro, mas é importante ressaltar que ele ainda não estará liberado para trânsito. Precisa-se do complexo todo pronto para ser liberado”, afirmou.
    Conforme o responsável, atualmente, 40% das obras do Complexo Viário do Beatriz já estão prontas. “O Viaduto II, que passará em cima da Via Expressa, já está com a mesoestrutura finalizada e daremos início à superestrutura dele. No início da semana que vem, devemos iniciar os trabalhos para o escoramento desse viaduto e, assim, podermos começar a trabalhar na superestrutura dele”, afirmou Figueiredo.

    Após a finalização do içamento das vigas, começará a fase de construção da superestrutura do viaduto e do alargamento da Avenida João César de Oliveira (Elias Ramos)

    Outras intervenções também estão previstas

    Sob responsabilidade da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõem o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro, no sentido Sede/Eldorado, e para três, no sentido contrário. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
    Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. haverá ainda a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques.
    O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo, na LMG-808.

    spot_imgspot_img