25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosPolíticaPsicólogos para as escolas

Psicólogos para as escolas

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados por meio de ações de prevenção. Em especial, o mês de setembro abraça a campanha Setembro Amarelo pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Motivado por essa causa, nesta terça-feira (10/09), o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, apresentou requerimento solicitando que as instituições públicas de ensino do município disponibilizem profissionais de psicologia para atuarem juntamente aos da educação.
Segundo o parlamentar, as escolas precisam abordar temas relevantes e, consequentemente, dar suporte psicológico aos estudantes. “Sabemos que esse é um caso de saúde pública. Então, é preciso falar sobre suicídio e outros desencadeadores, como bullying, depressão, abuso de drogas e violência doméstica. E o apoio do psicólogo é fundamental para detectar possíveis sinais e encaminhar o aluno ao tratamento adequado – em parceria com os pais”, reforça Carvalho.
O intitulado psicólogo escolar terá a função de atuar junto às famílias, corpo docente e discente com foco no desenvolvimento humano dos alunos, nas relações entre professores e estudantes e, claro, no processo educacional. “Os profissionais poderão desempenhar atividades de prevenção, diagnósticos e encaminhamento clínico, quando necessário”, explica o vereador.
Vale ressaltar que o suicídio é culturalmente cercado de tabus, mas a escola pode ser protagonista no enfrentamento de conflitos da adolescência, dando para o estudante a chance de ser ouvido, promovendo o autoconhecimento e valorizando a vida.

Campanha nas redes sociais sobre Setembro Amarelo

A Câmara Municipal de Contagem promove, neste mês, uma campanha nas redes sociais sobre o Setembro Amarelo. Além disso, por meio da Escola do Legislativo, palestras e atividades em instituições de ensino do município, voltadas para a valorização da vida, estão sendo ministradas. A ação, em parceria com a Una Contagem, é parte da campanha de prevenção ao suicídio.
A primeira instituição a receber a equipe da Escola do Legislativo e a psicóloga Janaína Borsagli, coordenadora dos cursos de saúde da Una Contagem, foi a Escola Municipal do Bairro Tropical. Na quinta-feira (05/09), aproximadamente 120 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental conversaram com a especialista sobre depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Outras escolas receberão o ciclo de palestras ainda em setembro. Na quinta-feira (12/09) foi a vez da Escola Municipal Eli Horta Costa. E a previsão é que a equipe da Escola do Legislativo chegue à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia 26.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar