Por mais eficiência na fiscalização e, consequentemente, mais segurança no trânsito, a Prefeitura de Contagem assinou dois convênios de cooperação técnica com a Polícia Militar, estreitando ainda mais a parceria da corporação estadual com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) e a Guarda Civil. A partir de agora, guardas civis estão aptos a fiscalizar e coibir as infrações cometidas por motoristas. Além disso, policiais militares passam a aplicar multas que eram apenas de competência da Transcon e a Autarquia Municipal também tem a prerrogativa de conter irregularidades no âmbito da PM.
“Contagem passa a ser uma cidade com trânsito mais seguro”, destaca o prefeito Alex de Freitas, que se reuniu no último dia 31 de maio com representantes de todos os órgãos públicos envolvidos. Para que os agentes da Guarda Civil possam aplicar autos de infração, eles passarão por capacitações referentes à fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito.
Em 2018, a Transcon promoveu dois cursos para agentes de trânsito e 29 guardas civis de Contagem participaram da capacitação. “Temos mais 50 guardas já capacitados, mas que precisam fazer uma complementação. A previsão é a de que até o fim de junho cerca de 80 iniciem as atividades de fiscalização das normas de trânsito”, afirma o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio. Registro de infrações que envolvem crime de trânsito, como dirigir alcoolizado, e a aplicação do teste de alcoolemia, permanecem de competência da Polícia Militar.
Mais educação
Segundo o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, as blitze de trânsito serão intensificadas para coibir inclusive outros crimes, como tráfico de drogas e armas. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, também destaca a importância da atuação conjunta das forças de segurança. “Com o aporte da prefeitura à Polícia Militar, a Guarda Civil trabalhando tanto no trânsito como na segurança patrimonial e patrulhamento, e a missão constitucional da PM de garantir a segurança pública, é possível viver em uma cidade mais segura. A assinatura do convênio representa mais uma conquista não só para as três instituições, mas para os cidadãos de Contagem”, diz.