quinta-feira, 18 julho

    Atuação Industrial

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Com o avanço tecnológico do mercado, a procura por processos industriais automatizados tem crescido de forma considerável, fomentando o crescimento de empresas de automação na região de Contagem. Os principais motivos que levam as empresas a automatizarem seus processos estão diretamente ligados a busca por qualidade, economia e confiabilidade do processo, através de ferramentas tecnológicas que promovem um ganho significativo de eficiência do processo produtivo.


    A necessidade de exercer controle dos processos dá margem para a inserção de procedimentos e ferramentas capazes de padronizar e gerar dados gerenciais para melhoria da tomada de decisão dos profissionais táticos e estratégicos das organizações, sejam eles de maior complexidade ou para controle de fluxo produtivo simples. O papel da automação no setor industrial é gerenciar e implementar soluções capazes de evitar gargalos, melhorar a produtividade e gerar segurança através da substituição do modo manual para o modo automático, evitando problemas ergonômicos, problemas de insalubridade, periculosidade e repetibilidade de tarefas, no qual geram inúmeras doenças ou lesões no trabalho, como exemplo a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) causada por mecanismos de agressão e esforços repetitivos.
    As empresas utilizam sistemas de automação para manipulação de materiais, testes de controle, processos de solda, operações de empacotamento, conformação de metais, processamento de plásticos, paletização, identificação de produtos, processos utilizando robôs industriais, processos envolvendo a tecnologia de robôs colaborativos, dentre outros processos. A utilização de recursos tecnológicos nos últimos anos resultaram em aumentos exponenciais na produtividade industrial. Pode se dizer que a automação veio para trazer eficiência, flexibilidade e maior rapidez para execução de tarefas com qualidade, conseguindo por consequência reduzir os custos da execução.
    Segundo o Gerente Comercial da Autêntica Engenharia e professor do curso técnico de Administração da instituição de ensino Grau Técnico em Contagem, Hugo S. Ferreira:

    Desde 2011 percebemos uma oscilação do mercado industrial, mas sob a ótica da cidade de Contagem sabemos que mesmo com as dificuldades, sempre mantivemos um crescimento significativo nas demandas do setor de manufatura, principalmente no setor automobilístico.
    Com este crescimento, a consequência natural é que haja maior investimento em novas tecnologias e um aumento na quantidade de contratações para o setor. O apoio das lideranças públicas da região é extremamente importante para que este crescimento no setor automobilístico e nos processo de automação continue pelos anos seguintes de modo sustentável. A Autêntica Engenharia emprega mais de 100 colaboradores de forma direta e indireta na região, esperamos aumentar este número com a confiança já expressa do mercado atual.

    Segundo o IBGE, a cidade de Contagem saiu de uma estagnação de 7 anos e retomou o seu crescimento sustentável nos últimos anos e apresenta atualmente um crescimento acima da média dos municípios do estado, assumindo a posição de terceira maior economia de Minas Gerais. Este resultado está sendo alcançado devido a participação em ações diretas do governo federal, estadual, municipal e principalmente de empresas como a Autêntica Engenharia e dos funcionários da região.
    De acordo com o Sine, no início deste ano de 2019, foram ingressados no mercado de trabalho em torno de 1021 colaboradores em Contagem. A cidade se sobressai em âmbito nacional, já que existe um grande número de desempregados no país devido às crises recentes.

    Hugo S. Ferreira, Gerente Comercial da Autêntica Engenharia


    Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Contagem é vista como uma cidade propícia ao avanço de negócios e atrativa a novas aplicações de investimentos, chegando a quase 38 mil empresas. Existem diversos projetos privados em desenvolvimento na cidade de Contagem, ocasionando em mais empregos e desenvolvimento tecnológico.
    “Como empresa, estamos à disposição para fortalecer o município e tornar sustentável o crescimento já existente, com ações estratégicas de investimento e diálogo de conscientização da administração pública para o fortalecimento do setor industrial”, ressalta o gerente comercial da Autêntica Engenharia, Hugo S. Ferreira.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo