O Centro de Referência de Coleta Seletiva Reciclar Perobas, localizado dentro da área do aterro sanitário, recebeu, nesta terça-feira (6), o I Encontro Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Socioprodutiva. O evento foi organizado pela Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac) e a Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata), em parceria com o Instituto de Referência em Resíduos (IRR).
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). José Roberto Garbazza, subsecretário de meio ambiente, salienta que a coleta seletiva representa um aumento da vida útil do aterro sanitário.
É significativo que esse evento seja realizado aqui, dentro do aterro, para que possamos nos conscientizar que ele tem um tempo de vida útil limitado. Para além disso, a coleta seletiva dá dignidade para as pessoas, na medida em que oferece uma atividade produtiva para eles, completa.
Gestor do Programa de Coleta Seletiva e superintendente de Resíduos Sólidos da Semad, João Batista, explica que o evento é uma maneira de apresentar para a sociedade, o trabalho dos catadores.
As associações vão apresentar o resultado desse projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Semad, buscando a inclusão socioprodutiva por meio da coleta seletiva, gerando trabalho e renda para os catadores, conta.
Atualmente, o Programa de Coleta Seletiva porta-a-porta atinge 90 km de vias em dez bairros, o que significa cerca de 50 mil habitantes já atendidos. A Prefeitura de Contagem tem como objetivo levar a coleta seletiva para todos os bairros.