O que será apresentado para vocês é um trabalho complexo de mine- ração de palavras e dados. Essa complexidade foi reduzida até ser transformada em um resultado final que é uma ferramenta de consulta, mas uma consulta que pode gerar benefícios muito importantes para os gestores públicos e, sobretudo, para a sociedade.
Com essa explicação, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Terrão, lançou oficialmente no dia, 07/11, o sistema Banco de Preços, disponibilizado no Portal do TCE na internet.
O conselheiro Claudio Terrão destacou que o objetivo principal desse trabalho é fornecer elementos para a análise das contas públicas pelos órgãos de controle e para tomada de decisão dos gestores públicos em seus processos de aquisição.
O TCEMG vem mudando o seu paradigma de atuação, saindo daquele comportamento tradicional de avaliar as despesas públicas depois que elas são realizadas para ser um auxiliar no processo da compra. Isso irá ampliar a transparência aos valores vigentes das contratações, estimulando o controle social, analisou.
Terrão disse ainda que é possível que a ferramenta, da forma como está padronizada, seja efetivamente utilizada por todos os estados brasileiros por causa da codificação padrão das notas fiscais eletrônicas. “Tendo essa base, um padrão estabelecido para o Brasil inteiro, inclusive com projeções para o Mercosul, comentou o conselheiro.
O Sistema Banco de Preços utiliza informações de preço de todos os mais de 11 mil CNPJ’s vinculados à órgãos públicos e que estão cadastrados no Tribunal de Contas de Minas Gerais como seus jurisdicionados. É uma ferramenta de livre acesso para todo e qualquer cidadão, gratuita e já se encontra disponível no portal do TCEMG através do link: https://bancodepreco.tce.mg.gov.br/#/login/ex