sexta-feira, 12 julho

    Aumento de postos de coleta

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    Em janeiro de 2017, havia diversas reclamações de usuários da rede SUS/Contagem relativas ao prestador de análises clínicas de então, o Labclim. À ocasião, o município contava com 12 postos de coletas distribuídos entre os oito distritos sanitários da cidade, e também com postos de coleta nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e um no Hospital Municipal de Contagem (HMC). A substituição desse prestador era uma das prioridades da gestão naqueles primeiros meses de governo: entre os problemas encontrados na área da saúde, as reclamações relativas à prestação dos serviços de análises clínicas, que incluíam atrasos na entrega dos exames e resultados errôneos, eram uma das principais queixas da população.

    Foi então que, em julho de 2017, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou um novo prestador de análises clínicas, o grupo Santa Casa. Progressivamente, foram sendo incorporados mais postos de coleta à rede, de forma que, no primeiro semestre de 2018, a rede passou a ser composta por 16 postos no âmbito da Atenção Básica, espalhados por todos os oito distritos sanitários.

    Já no segundo semestre deste ano, desde o dia 31 de outubro, a atual gestão implantou mais um posto de coleta: trata-se do posto de coleta volante do distrito Vargem das Flores. Agora, a rede SUS/Contagem passa a ser composta por esses 17 pontos de coleta e mais um posto de coleta em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um no Hospital Municipal de Contagem (HMC) e um no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, totalizando 24 postos de coleta na rede.

    Na atual gestão, também passou a ser possível aos usuários acessar resultados de exames laboratoriais pela internet, através de link disponibilizado no Portal da Prefeitura. Já a entrega física dos resultados podem ser feita no posto onde a coleta foi realizada, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na data indicada no protocolo.

    spot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo