sexta-feira, 12 julho

    Segundo turno

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    O eleitor que não votou e não justificou sua ausência no primeiro turno das Eleições 2018, no dia 07 de outubro, deve comparecer às urnas normalmente no segundo turno, em 28 de outubro. Cada turno é considerado como uma eleição distinta e, portanto, cada um deles requer o comparecimento do eleitor ou a justificativa pela ausência do voto.

    A eventual pendência do primeiro turno pode ser resolvida até o dia 06 de dezembro em qualquer cartório eleitoral do Brasil ou pela internet. Basta apresentar um documento que justifique a ausência, como um atestado médico, por exemplo. O eleitor que estava no exterior tem até 30 dias a partir do retorno ao Brasil para fazer a justificativa.

    O eleitor que teve problemas de acessibilidade no primeiro turno não poderá alterar seu local de votação para uma das 2.780 seções de fácil acesso existentes em Minas Gerais para o segundo turno. Essa e outras alterações de dados só poderão ser feitas a partir de 05 de novembro, após a realização do segundo turno, quando o cadastro eleitoral será reaberto. Também o alistamento eleitoral e o cadastramento biométrico só serão retomados a partir de 5 de novembro, não sendo possível que aquele que não estava no cadastro eleitoral no primeiro turno seja inserido para o segundo.

    Eleitor deve conferir o número e endereço da sua seção

    O segundo turno das Eleições 2018 será neste domingo (28). Para evitar dúvidas e transtornos, os eleitores devem ficar atentos e conferir seu local de votação e sua seção eleitoral antes de sair de casa para votar. Essa recomendação é importante principalmente para quem não votou no primeiro turno.

    Para fazer a consulta, basta acessar, no site do TRE-MG, o menu Eleitor, item Título e Local de Votação. É possível fazer a busca pelo número do título ou pelo nome do eleitor. Os cidadãos também podem buscar a informação no aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente e está disponível para os sistemas Android e IOS. No aplicativo, no menu que fica no lado direito, é possível consultar o local de votação para outra pessoa, no item: “Consulta título e local de votação”. É possível ainda consultar o local de votação e seção eleitoral ligando para o Disque-Eleitor (148), preferencialmente antes do dia da eleição, quando o número de ligações aumenta consideravelmente.

    Quem votou no primeiro turno não precisa se preocupar em pesquisar o local de votação, pois não houve alteração de um turno para o outro. Mas é importante que saiba o número da sua seção eleitoral, pois pode haver a mudança da localização da seção dentro do local de votação. Por isso, é necessário o eleitor estar com o título em mãos ou, pelo menos, a informação sobre o número da sua seção.

     

    spot_img