quinta-feira, 25 julho

    Cidade mais segura com 34 mil lâmpadas de led

    Matérias Relacionadas

    Compartilhar

    A comerciante Ana Paula Andrade, de 35 anos, mora no bairro Camilo Alves e tem o hábito de fazer caminhadas na praça Presidente Tancredo Neves, em frente à Prefeitura. Ela passou a fazer a atividade física com mais tranquilidade depois que foram instaladas lâmpadas de LED neste importante espaço de convivência dos moradores e visitantes de Contagem. “Ficou mais seguro, mais claro e consequentemente deixou a caminhada mais agradável”, comemora Ana Paula.
    Assim como a Presidente Tancredo Neves, na regional Sede, outras 12 praças já foram contempladas com nova iluminação. Melhorias estão sendo feitas nas vias públicas das oito regionais da cidade, incluindo o Centro. A primeira fase do programa “Ilumina Contagem” prevê a substituição de 34 mil lâmpadas comuns (vapor de sódio ou vapor metálico) pela tecnologia LED, com investimento de R$ 33,5 milhões.
    As trocas foram iniciadas em novembro de 2017 e a conclusão está prevista para outubro de 2019. De acordo com o diretor de Extensão e Manutenção de Redes Elétricas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Henrique Gonçalves, já foi feita a substituição de 10 mil lâmpadas.

    O Município vai reduzir cerca de 20% do consumo de energia após a conclusão. Com essa economia será possível garantir mais investimentos em obras e outros setores, destaca.

    Prioridades – Outra meta buscada com a instalação das lâmpadas de LED é aumentar a segurança de quem transita pela cidade. A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Civil, participa da definição dos pontos de troca, apontando as prioridades.
    A medida foi tema de debate na Câmara de Vereadores, onde foi destacada a necessidade de melhorar a iluminação pública no Centro de Contagem.

    A Direção de Extensão e Manutenção de Redes Elétricas ressalta que as lâmpadas de LED geram aumento de até 45% da eficiência da iluminação pública. Destaca também que todas as oito regionais de Contagem estão sendo contempladas simultaneamente com a substituição das luminárias.
    Os recursos investidos pela Prefeitura são oriundos da Contribuição para Custeio dos Serviços Públicos de Iluminação (Cosip), prevista na Constituição Federal pela Emenda Constitucional 39, de 19 de dezembro de 2002.

    Trânsito flui melhor

    Caminhantes aprovaram as novas luzes da praça Tancredo Neves (Adelcio R. Barbosa)

    Alício Martins tem 24 anos e trabalha como motoboy por toda a cidade de Contagem. Ele está muito satisfeito com a nova iluminação nas ruas e avenidas, sobretudo nos corredores de trânsito mais movimentados, como a Via Expressa. “A visibilidade aumentou demais, deixa a gente mais seguro para trafegar durante a noite, reduzindo o risco de acidentes”, diz.
    Além dos locais mais vulneráveis à ocorrência de crimes, as vias mais movimentadas têm prioridade na troca das lâmpadas comuns pelas de LED. Quase mil luminárias foram instaladas nos 15 quilômetros da Via Expressa em Contagem.

    Outras vantagens das lâmpadas de LED são o baixo custo de manutenção, vida útil 30% maior do que as de vapor de sódio e o menor impacto ao meio ambiente.

    Foram substituídas quase mil luminárias na Via Expressa (Cassio Matias)
    spot_imgspot_img