Um dos grandes dilemas da sociedade atual é onde e como descartar o lixo eletrônico. Sabe-se que o lixo eletrônico são resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (AEE). Tais resíduos, quando descartados incorretamente ou em lixões, constituem-se um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos.
Para amenizar esse problema, tratado ainda sem a devida atenção, algumas empresas e instituições estão apostando na reciclagem. Em Contagem, uma parceria firmada com a Reciclar Minas possibilita a implantação de coletores de lixos eletrônicos em equipamentos públicos. Os primeiros foram instalados nesta terça-feira (31), no prédio da Prefeitura Municipal, no pátio do setor de Transportes.
O descarte nos coletores pode ser feito tanto pelo servidor quanto pela população. Podem ser depositados materiais de informática, telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos (televisão, videocassete, carregador, cabos, computador, ar-condicionado e etc). Baterias e pilhas também podem ser colocadas nos recipientes, porém, elas precisam estar acondicionadas corretamente, em sacolas ou caixas vedadas.
A previsão é que o projeto seja expandido para outros equipamentos e setores municipais. Além do prédio da Prefeitura de Contagem, a Reciclar Minas possui pontos de coleta de lixo eletrônico no Big Shopping, em Contagem, no Shopping Partage, em Betim, e no Shopping Ponteio, em Belo Horizonte. Em breve, haverá também coletores no Shopping Contagem.