18.1 C
Contagem
segunda-feira, junho 24, 2024
HomeCadernosCidadeCâmara mais perto do povo

Câmara mais perto do povo

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

A aproximação da Câmara Municipal de Contagem com o cidadão, através da ampliação dos processos de comunicação, é um dos destaques do trabalho do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), desde que assumiu a presidência do Legislativo, em 2017. Este trabalho tem sido realizado principalmente por meio do desenvolvimento da Ouvidoria Cidadã, de iniciativas da Escola do Legislativo, de ações do Projeto Cultura na Câmara e do Gabinete Itinerante.
Com o Gabinete Itinerante, um dos seus principais projetos, o vereador tem sido presença constante em diversos bairros de Contagem, levando toda estrutura funcional e administrativa de que dispõe em seu gabinete para colher as demandas da população e dar encaminhamento, além de levar serviços e entretenimento.

Estamos rompendo os muros do Legislativo e indo de encontro ao cidadão, cumprindo nosso papel e indo além. Essa experiência tem sido tão rica que a minha intenção é disputar mais um mandato de presidente do Legislativo Municipal, afirma.

Daniel Carvalho destaca a importância das ações sociais desenvolvidas, mas observa que presidir a Câmara inclui também gerenciar recursos, questão que deve ser tratada com o máximo respeito, principalmente em um Legislativo que possui um orçamento maior que muitas cidades mineiras. Neste sentido, uma das primeiras ações, logo que assumiu a presidência da Casa, foi a interrupção da obra de construção do novo prédio da Câmara.

Somente esta decisão representou uma economia de mais de 30 milhões de reais aos cofres públicos, ou seja, trocamos uma construção milionária por uma reforma adequada que terá sua segunda etapa iniciada em breve, acrescenta.

Parcerias fortalecem as políticas públicas

O diálogo com a sociedade e o bom relacionamento entre Legislativo e Executivo tem, segundo o vereador, facilitado o desenvolvimento de políticas públicas e ajuda a encontrar alternativas que estão auxiliando a Prefeitura a resolver problemas e a pensar em futuro melhor para a cidade. Ele observa que a relação institucional entre estes dois poderes obedece a regras muito claras e há um compromisso de parte a parte da busca contínua do melhor relacionamento possível. Junte-se a isso a boa relação entre o prefeito Alex de Freitas e Daniel Carvalho, fortalecida após a aproximação dos dois durante a campanha eleitoral de 2016.

As relações são as melhores possíveis, republicanas, com cada um cuidando para a independência do Poder que representa, sintetizou.

O chefe do Legislativo municipal faz uma avaliação positiva da administração Alex de Freitas. Ele lembra que para atender as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública, que exigem mais atenção dos governantes, é necessário investir em outras como infraestrutura, obras, esporte, lazer e cultura.

Claro que para tudo isto é preciso ter recursos. Além disso, cabe ao gestor, encontrar e colocar as pessoas certas nos lugares certos de modo a maximizar e potencializar os resultados. É isto que o prefeito tem feito. Um exemplo disso foi a recente atração da HyperloopTT para a construção de seu centro em Contagem.

A cidade terá uma unidade do famoso Centro Global de Inovação e Logística, que será o quarto polo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da norte-americana Hyperloop Transporation Technologies (Hyperloop TT) no mundo. A estrutura será a única dedicada ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de carga por trem de levitação magnética. Ela será instalada no bairro Cidade Industrial, com início das operações ainda neste ano.

Continuar reconstruindo Contagem é o grande desafio

Além de atrair investimentos para o pólo industrial de Contagem, o prefeito Alex de Freitas tem grandes desafios pela frente. Um deles, segundo o vereador Daniel Carvalho, é dar continuidade ao projeto de reconstrução de Contagem em um ano em que acontecem eleições e Copa do Mundo.

São dois eventos significativos que tendem a encurtar o calendário. Fazer tudo que é preciso, continuar reconstruindo Contagem, e com ‘menos tempo’ talvez seja o maior desafio; sem falar, é claro, no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Outro grande desafio, desta vez com relação à economia, é o desemprego. Segundo o vereador, Contagem não pode mais errar na questão do emprego.

A grande maioria das pessoas que procura o gabinete parlamentar ou mesmo a Presidência da Câmara está em busca de trabalho. Precisamos encontrar o caminho da retomada da atividade econômica o quanto antes para gerar mais oportunidades de trabalho. Ao mesmo tempo, temos que ser criativos no empreendedorismo para encontrarmos soluções que ampliem as chances das famílias se sustentarem, avalia.

Neste sentido, o chefe do Legislativo municipal lembra que durante muito tempo, Contagem foi sinônimo de indústria e, embora a cidade continue sendo um grande polo industrial, precisa se adequar aos novos tempos. “Os avanços tecnológicos fizeram com que a realidade fosse modificada e se mostrasse com um novo semblante”, observa ao acrescentar que as grandes fábricas deram lugar às nano potências e os grandes contingentes de trabalhadores passaram a ser substituídos por mão de obra especializada e em menos quantidade.
“Dentro desta nova realidade precisamos encontrar soluções e os vereadores estão à disposição dos industriais e dos comerciantes para debater o presente e o futuro. Costumo dizer que ‘ninguém é mais forte do que todos nós juntos’. Se nos dermos às mãos, fatalmente encontraremos um caminho para melhorar, uma rota para crescer. Nós vereadores, estamos prontos para o diálogo e de braços abertos para todos”, conclui.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar