sexta-feira, 19 julho

    Cadastramento Escolar 2019

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    O Cadastramento Escolar para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019 será realizado até o dia 22 de junho. Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais é fundamental para garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência. O Cadastramento em todo o Estado deverá ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE). No caso dos estudantes da capital, o cadastro deverá ser realizado no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

    Podem se inscrever no cadastramento: as crianças que completarem seis anos até 30 de junho de 2019; os candidatos a uma vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental nas redes públicas de ensino (transferidos de unidades particulares ou de outra localidade ou ainda que desejam retomar os estudos no ensino regular); e os candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não deverá inscrever-se no Cadastro Escolar o aluno já matriculado no ensino fundamental nas redes públicas.

    A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no portal da SEE. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

    Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal da Secretaria de Educação de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à Internet para cadastrar o candidato. Aqueles que não têm acesso à Internet podem procurar a Secretaria Municipal de Educação do seu município.

    Escolas de Contagem se capacitam

    Secretários escolares das unidades municipais de educação infantil (Umeis), creches conveniadas e escolas de Contagem participam de uma capacitação sobre o cadastro escolar dos estudantes que vão ingressar na educação infantil e no ensino fundamental em 2019.

    O encontro é realizado pela Superintendência de Organização e Administração da Rede Escolar, da Secretaria de Educação (Seduc). Os secretários escolares puderam conhecer o sistema eletrônico de cadastramento, a resolução e as diretrizes do processo.

    O cadastro para as crianças que vão ingressar na educação infantil é feito na Umei ou escola mais perto de casa. O prazo vai até 29 de junho.

    Já para quem vai ingressar no ensino fundamental, o cadastro deve ser feito pela internet, no link disponível no site Estuda Contagem. Quem não possuem acesso à internet deve procurar as escolas para garantir o cadastro. As inscrições vão até o dia 22 de junho.

     

    spot_imgspot_img